Páginas: 308
Ano: 2013
Editora: Valentina
Gênero: Fantasia, Literatura Estrangeira, Romance, Steampunk
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:



Resenha:
Nota:






Sinopse: Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta.E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido.Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado?Uma das séries de Steampunk mais cultuada do mundo.
Resenha:
“Ninguém em sã consciência descreveria a Srta. Tarabotti como uma covarde. Quando ameaçada, ela revidava prontamente. Talvez por ser preternatural ou por sua péssima tendência à teimosia. A moça prosseguiu com determinação, como quem fala com uma criança malcriada.”
Alexia Tarabotti, é a nossa protagonista e nos guia por uma leitura divertida, cheia de aventuras, romance e quiproquós em meio a chás da tarde e passeios ao luar.
Ela é uma solteirona de 26 anos, que vive em uma Londres Steampunk, cuja vida social, se divide tanto em chás da tarde perfeitamente educadas, como festas glamorosas em companhias de vampiros, lobisomens, fantasmas, e bem, pessoas normais e pessoas como Alexia.
“A Srta. Tarabotti costumava manter sua condição de não ter alma em segredo, até mesmo para a própria família. Contudo, não era uma morta-viva, e sim um ser humano, que respirava e simplesmente… carecia de algo.”
Isso mesmo que vocês leram, temos um mundo sobrenatural perfeitamente mesclado a sociedade humana vitoriana, no universo do Protetorado, as criaturas sobrenaturais existem, e são membros da sociedade, tendo que seguir não somente as regras de etiqueta humana (ordenada pela Rainha Vitoria!), como as próprias regras de cada matilha, colmeia, etc.
“Os sobrenaturais, fossem eles vampiros, lobisomens ou fantasmas, só existiam em virtude da superabundância de almas, um excedente que se recusava a morrer.”
E nossa mocinha tem uma certa fama na sociedade, vejamos, nem toda essa fama é justa afinal, ela sofre muito preconceito, por ser filha de um italiano, por ter uma beleza herdada dessa descendência, pela língua afiada mas por ser inteligente, preferir livros a pessoas, e por não ter se casado ainda. Afinal, ela não tem alma, e isso a torna muito mais exigente! O que a coloca como a típica mocinha dos livros de época, determinada, a frente de seu tempo, levemente teimosa, nem ai para as convenções da época (apesar de tentar com afinco, não ser um escândalo...)
E ela estava levando sua vida social como sempre, indo a festas que sua mãe a ordena a ir, mas se escondendo na biblioteca do lugar, até que do nada ela é atacada por um vampiro, como ela não é uma mocinha que desmaia à toa, ela simplesmente não espera a morte e nem um príncipe encantado e com sua sombrinha inseparável ela salva a si mesma! Obviamente tem mais a se contar dessa cena, mas... leiam...
“— Têm uma queda pelas mulheres, aqueles animaizinhos adoráveis, apesar de serem um bocadinho rudes. — Ele estremeceu de um jeito lascivo. — Sobretudo Lorde Maccon. Tão grande e bruto. — O vampiro deu um leve rosnado.A Srta. Tarabotti riu. Não havia nada mais engraçado que ver um vampiro tentando imitar um lobisomem.”
É claro que isso faz surgir em seu caminho Lorde Maccon (Lobisomem alfa da matilha de Londres, membro do DAS [Departamento de Arquivos Sobrenaturais] e por acaso, alguém que não suporta Alexia, e esse sentimento é aparentemente mutuo, já eu vivem para trocar farpas e discutirem sempre que se esbarram!)
“A jovem concluiu, naquele exato momento, que Lorde Maccon possuía dois modos de operação: irritado e excitado. Perguntou a si mesma com qual deles preferiria lidar no dia a dia.”
Essa investigação é tudo o que Alexia menos queria em sua vida, mas após esse incidente, muitas coisas perigosas acontecem, muitos sobrenaturais ficam curiosos sobre como ela conseguiu neutralizar um vampiro, sem contar que o simples ato do ataque vai contra as normas da boa educação vampírica e precisa ser investigado. Alexia, é claro, faz a própria investigação para desgosto de Maccon, e descobre que muitos outros sobrenaturais estão agindo estranho e sumindo...
É claro que eles precisam então se unir, Maccon precisa a proteger (o que ela não ajuda...), e desvendar o que está acontecendo, o que nos rende cenas maravilhosas, com dois personagens com humores totalmente diferentes, mas que se complementam.
Temos de tudo nessa trama, suspense, aventuras, ação, cenas apimentadas e hilárias, e obviamente um romance.
Eu adorei esse livro.
Gostei da escrita da Gail, primeiro que ela trata o leitor de uma forma muito linda, ela não inicia o livro com aqueles textos padrão de livros de fantasia, explicando o mundo sobrenatural, ela parte do pressuposto que o leitor já conhece o básico da mitologia dos vampiros, lobisomens, fantasmas, e vai então de forma sutil e fluida explicando como funciona a sociedade dos seus livros, assim como nos apresentando a mitologia dos Preternaturais, os seres que são como a Alexia, humanos, mas sem alma. Logo a história não é confusa ou tem um início maçante. Pelo contrário, os diálogos explicativos são inseridos de forma bem empolgante e afiados, que são a característica de Alexia.
Eu indico a leitura de Alma? para quem curte livros divertidos, com tramas bem escritas uma mescla de aventura com romance. Apesar de ter criaturas sobrenaturais, e uma trama que os envolve, o principal foco é um romance divertido e leve, com bons momentos de ação, suspense e aventura. Tudo é explicado aos poucos de uma forma bem fluida, e os personagens são cativantes.
Temos a presença de personagens secundários que chamam a atenção como a melhor amiga de Alexia, Hisselpenny, o Beta da matilha de Maccon, o professor Lyall, e meu personagem favorito (fora Alexia) lorde Akeldama, um vampiro extremamente glamuroso.
Atenção ao Clube Hypocras, que para minha alegria, acredito fazer parte da subtrama que unirá todos os livros.
Alma? é divertido e tem um romance que me conquistou!
"Com Alexia, tudo era imprevisível. Uma união cheia de surpresas e emoções era mais que qualquer um poderia desejar. E Lorde Maccon nunca fora do tipo que ansiara por uma vida pacata."
Nenhum comentário
Postar um comentário