Sangue Dourado - Imortais, Livro 01 - Namina Forna

15 de março de 2022

Titulo:
Sangue Dourado
Autor:  Namina Forna 
Páginas: 378
Ano: 2021
Editora: Galera Record 
Gênero: Fantasia, Ficção, Romance
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: Deka tem dezesseis anos e vive com medo e na expectativa da cerimônia de sangue que determinará se ela se tornará um membro de sua aldeia. Diferente de todos os outros por causa de sua intuição não natural, Deka ora por sangue vermelho para que ela possa finalmente sentir que pertence.

Mas no dia da cerimônia, seu sangue corre dourado, a cor da impureza e Deka sabe que enfrentará uma consequência pior do que a morte.

Então, uma mulher misteriosa vem até ela com uma escolha: ficar na aldeia e se submeter ao seu destino, ou partir para lutar pelo imperador em um exército de garotas como ela. Eles são chamados de quase imortais, com raros dons. E eles são os únicos que podem impedir a maior ameaça do império.

Sabendo dos perigos que se aproximam, mas ansiando por aceitação, Deka decide deixar a única vida que ela já conheceu. Mas ao viajar para a capital para treinar para a maior batalha de sua vida, ela descobrirá que a grande cidade murada guarda muitas surpresas. Nada e ninguém é exatamente o que parece ser - nem mesmo a própria Deka.

O início de uma série de fantasia ousada e envolvente para os fãs de Filhos de Sangue e Osso e Pantera Negra.


Resenha:

“Nós, que estamos mortas, te saudamos”

Olá praticantes de Livroterapia.

Sangue Dourado, é o primeiro livro da série Imortais da autora africana Namina Forna, nascida em Serra Leoa, e erradicada nos EUA desde a infância.

Com lançamento em 2021, Sangue Dourado é publicado no Brasil pela Galera Record. 

E foi considerado um dos melhores lançamentos para o público jovem adulto (YA) do ano.

Eu não costumo ler sinopse, e sou muito fisgada pela capa e a capa deste livro tá belíssima, que tons! 


Mas nesse caso eu acabei lendo a sinopse antes, por alto e já coloquei o livro na minha listinha!

Sangue Dourado é uma fantasia, para os fãs de uma boa jornada de descoberta de origens e herói.

Iremos acompanhar Deka uma jovem de dezesseis anos que está a horas do grande dia de sua vida, sua cerimônia de pureza. Vejam bem, em Otera, todas as jovens vivem uma vida bem restrita, elas não tem direitos e basicamente não podem fazer nada até passarem por esse ritual, que irá provar sua pureza e assim serão consideradas parte da sociedade.

“É vermelho… tão vermelho a princípio, mas então a cor começa a mudar, a brilhar. Em alguns instantes, o vermelho se torna dourado, o mesmo dourado agora percorre a minha pele.”
Neste universo algumas mulheres não sangram como as demais, seu sangue não é vermelho e sim dourado e para essas milenares a vergonha recai sobre suas famílias e um destino de dor e morte é tudo que as espera.

E Deka, bem ela ora a Oyomo para que seu sangue seja vermelho, mesmo que algo dentro dela diga que ela não será…


Como já dito na sinopse, no dia de seu ritual, seu sangue verte dourado e pobre Deka, o que todos de sua aldeia fazem com ela é de um horror indiscritível (que foi bem escrito no livro então fica os avisos de gatilhos de violência!), até que uma misteriosa mulher vai até ela é lhe dá a chance de se tornar uma guerreira para o exército do imperador contra os Demônios que assolam o império.

“ - Vençam ou morram. - Esse é o nosso lema aqui.”

É a jornada de Deka de uma jovem inocente e que nada sabe do mundo para se tornar quem ela estava destinada a ser.

Durante seu treinamento ela irá conhecer outras garotas como ela é ver que tudo o que os homens de sua aldeia incutiram nela e nas demais mulheres não é uma verdade absoluta. 

É um livro que aborda a violência contra a Mulher, tanta física como psicológica, mostra o que séculos de um controle machista e misógino pode fazer, criando uma sociedade onde as mulheres não tem possibilidades ou chance de serem o que realmente desejam.

Deka é uma heroína em formação e durante este livro ela precisa lutar não só para sobreviver mas descobrir quem realmente ela é. 

"- Irmãs de Sangue 
E, simples assim, estamos ligadas. Irmãs de sangue."

Outras personagens se juntam a ela em sua jornada: Britta, Adwapa, Asha, Belcalis, todas garotas de sangue dourado, todas que deram essenciais para Deka, trazendo seus sonhos, desejos e as próprias tristes histórias pessoais.

Destaque para Keita, um jovem guerreiro que se verá obrigatoriamente unido a Deka como irmão de armas e será também um personagem para ficarmos de olho!

“De agora até a hora da morte, vocês estão ligados — diz ele. — Irmãos e irmãs de armas. Uruni.”

É o primeiro livro da série, totalmente focado em Deka, é narrado pelo seu ponto de vista. A leitura é muito fluida, tem momentos bem pesados de lutas e mortes, e particularmente não gostei dos últimos 20% , já que me pareceu um pouco corrido e as explicações finais que Deka tanto procurou, quando foram dadas senti que poderiam ter sido mais profundas e ampliadas, mas este é o primeiro livro de Namina, tem muito potencial e acedido que esses detalhes que deixaram a desejar podem ser arrumados e aprofundados nos próximos livros.


De certa forma senti que esse livro poderia até ser uma fantasia de livro único se fosse um pouco maior e encerrado a trama de forma maia decisória. 

Todos esses detalhes não me fizeram gostar menos do livro. Adorei 

"Nunca se esqueça, Deka, que em primeiro lugar você é uma alaki, porque eu garanto a você, ninguém mais vai esquecer."

É uma história de real protagonismo feminino, com grande diversidade, a autora tem várias personagens focais de diversas etnias, temos um protagonismo negro muito bem equilibrado e escrito.

Adorei muito e já quero o próximo.

Indico para todos que gostam de uma boa fantasia, um livro voltado ao público jovem adulto, já que contém uma dose de violência e temas delicados. Mas tem de tudo: segredos, uma busca pela verdade e pelo nosso lugar no mundo, aceitação e pertencimento. Lutas, reviravoltas e sim… temos um romance… uma dose bem pequena de romance!

Espero que tenham gostado dessa indicação e até a próxima ☺️

9 comentários

  1. Oi Viv,
    Realmente essa capa, ilustrações e cores estão perfeitas.
    E a premissa então? De arrepiar....
    Serão quantos livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chelle, a autora ainda não definiu
      Mas pela premissa deve ser trilogia.
      O segundo está para sair !

      Excluir
  2. Acredito que seja um dos livros com a capa mais linda dos últimos meses. Eu amei o jogo de cores,mas vou admitir na maior cara de pau: não sabia que era o primeiro livro rs
    Jurava que era um livro único :/(sim, eu prefiro as fantasias únicas, pois isso de ficar comprando série não me anima não)
    Mas mesmo assim, eu amo esse cenário juvenil, fiquei mais curiosa ainda com isso da violência e da parte feminista do enredo.
    Já queria ler? Sim!
    Mudei de opinião? Sim!

    Quero ler com mais vontade ainda! rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Quem ficaria em sua aldeia sendo considerada insignificante pelo resto da vida, ao invés de ir para um lugar onde será importante e aceita?
    Deka é o exemplo da mulher que sempre precisa lutar.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Realmente essa capa é lindíssima. E a premissa de fantasia e de mostrar a violência contra as mulheres é muito interessante. A protagonista parece ser daquele tipo que tem uma grande força interior .E isso é muito bom de ver em livros voltados para o público jovem .

    ResponderExcluir
  5. Vivian!
    Para um primeiro livro da autora, achei bem pertinente todo enredo, mesmo sendo apenas pelo ponto de vista da protagonista.
    A diversidade é sempre importante.
    A questão da violência pela descoberta do sangue dourado, deve ser atroz.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Olá! Não conhecia o livro, mas já gostei muito do que li até aqui sobre a história, apesar das ressalvas, acho que vai ser uma experiência única conferir essa leitura, ainda mais porque se tratando de fantasia eu já estou dentro (risos).

    ResponderExcluir
  7. Por pouco pensei que esse livro não tivesse romance, mas que bom que tem, mesmo que pequeno.
    Gostei da resenha, é uma leitura bem diferente, porem de batalhas e conquistas. Gostei bastante.

    ResponderExcluir
  8. Oii,
    ai tô loucaaa para lê-lo!!
    Parece ser maravilhoso.
    Amo livros que falam sobre luta das mulheres, e esse com fantasia, que também amo, parece mostrar muito bem o quanto sofremos preconceitos e machismos de diversos tipos e formas.
    Assim que der lerei.
    bjs

    ResponderExcluir