A Pequena Caixa de Gwendy - Richard Chizmar e Stephen King

21 de julho de 2025

Título: A Pequena Caixa de Gwendy
Autor: Richard Chizmar e Stephen King
Páginas: 168
Ano: 2018
Editora: Suma
Gênero: Fantasia, Ficção, Horror, Literatura Estrangeira, Suspense e Mistério
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:   
Sinopse: A pequena cidade de Castle Rock testemunhou alguns eventos estranhos ao longo dos anos, mas existe uma história que nunca foi contada... até agora.

Viaje de volta a Castle Rock nesta história eletrizante de Stephen King, o mestre do terror, e Richard Chizmar, autor premiado de A Long December. O universo misterioso e assustador dessa pacata cidadezinha do Maine já foi cenário de outros clássicos de King, como Cujo e A zona morta, e deu origem à série de TV da Hulu.

Há três caminhos para subir até Castle View a partir da cidade de Castle Rock: pela rodovia 117, pela Estrada Pleasant e pela Escada Suicida. Em todos os dias do verão de 1974, Gwendy Peterson, de doze anos, vai pela escada, que fica presa por parafusos de ferro fortes (ainda que enferrujados pelo tempo) e sobe em ziguezague pela encosta do penhasco.

Certo dia, um estranho a chama do alto: “Ei, garota. Vem aqui um pouco. A gente precisa conversar, você e eu”. Em um banco na sombra, perto do caminho de cascalho que leva da escada até o Parque Recreativo de Castle View, há um homem de calça jeans preta, casaco preto e uma camisa branca desabotoada no alto. Na cabeça tem um chapeuzinho preto arrumado.
Vai chegar um dia em que Gwendy terá pesadelos com isso.





Resenha: 

"Dá para usar o "se" para um monte de coisa até enlouquecer, minha garota."


Para os fãs do King, acredito que será uma leitura ótima, apesar de ter claramente a presença de outro autor, temos o que king tem de melhor. Histórias, sobre pessoas reais, o bom e o mal da humanidade, e Gwendy realmente me cativou.


E se passa em Castle Rock, ou seja, temos muitas referencias.

Gwendy, uma menina de 13 anos, que após passar por bullying, por estar acima do peso, está mudando de escola e deseja que o apelido maldoso que deram a ela seja esquecido e ela possa ter uma experiência escolar melhor. 
Todos os dias então sobe uma escadaria ingrime, que a leva até Castle View, chamada de Escadaria suicida, já que pode ser perigosa e por já ter um histórico de suicídio no local.

E em uma dessas manhãs eu ela é abordada por um homem, Richard Farris, ele está observando ela por alguns dias, e deixa isso claro.
E apesar de desconfiar do estranho homem de chapéu coco, uma mala e um sorriso estranho, ela se aproxima, e começa uma conversa eu vai mudar sua vida.

"Tenho uma coisa para você. Um presente. Porque você é especial."

A principio, preciso dizer que Gwendy reluta a aceitar este presente, esta caixa misteriosa, (eu vibrando, isso mesmo! Não aceite nada de estranhos!), mas ai, o homem mostra uns detalhes da caixa. De lá de dentro saem chocolates em miniaturas, em formas detalhadas e perfeitas de animais, e o chocolate além de ser delicioso, e capaz de deixar Gwendy feliz e saciada. 
(Olhem o perigo de uma sociedade que exige dietas e magreza de uma criança!!!)

Richard ainda explica que a caixa pode lhe dar muitos outros presentes e desejos e ela só precisa apertar um dos botões que ela tem. Cada botão é referente a um continente, e cada um deles só poder ser apertado uma vez e tem outros dois a mais, um vermelho que ela pode apertar sempre que quiser algo, um preto que...

Com uma boa lábia Farris, a convence a ficar com a caixa, dizendo que é dela até ele ir buscar.

E a partir deste momento que a vida de Gwendy muda totalmente. E tudo está ligado à caixa misteriosa. 


Como sempre, os livros de King, nos levam a histórias, onde as pessoas, mesmo em meio a elementos fantásticos, são o principal. Gwendy, tem uma jornada intensa, o modo como ela percebe o que a caixa é, o que ele exige dela, e o que ocorre a cada vez que ela usa a caixa, foi de uma beleza ímpar, tem uma história, onde desejos são possíveis de serem realizados, mas onde a personagem também é aquela que passa por um teste moral, luz, sombras, anseios e consequências, são o que a caixa trás a Gwendy e foi uma leitura que amei.

É um livro de leitura rápida e super indico e podem ler mesmo que não gostem de terror, porque não há nada pesado durante a leitura. 

Nenhum comentário

Postar um comentário