Para Sempre: 50 Cartas de Amor de todos os Tempos - Emerson Tin

11 de março de 2022

Título: 
Para Sempre: 50 Cartas de Amor de todos os Tempos
Autor: Emerson Tin
Páginas: 168
Ano: 2009
Editora: Editora Globo
Gênero: Romance Epistolar, Literatura Brasileira.
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: A internet, o e-mail e os sites de relacionamento aproximaram as pessoas e democratizaram o conhecimento, contudo extinguiram uma atividade que, em certas mãos, tornou-se ao longo da história uma verdadeira arte - escrever cartas. Certas cartas eram guardadas ao longo de toda a vida, e as que integram este livro falam sobre o amor e fazem parte de uma coletânea que se concentra nos últimos três séculos do milênio passado. O leitor poderá encontrar, além de autores brasileiros e portugueses, textos originalmente escritos em latim, francês, inglês. Cícero; Plínio, o Jovem; Beethoven; Victor Hugo; Chopin; Machado de Assis; Olavo Bilac; Fernando Pessoa, entre outros fazem parte desta obra.


Resenha:
Olá praticantes de Livroterapia 

Hoje a indicação de leitura é um livro de Romance Epistolar, ou seja, uma coletânea de cartas.

Para Sempre: 50 cartas de amor de todos os tempos, reúne cartas de amor de diversas personalidades marcantes da história mundial. Com organização de Emerson Tin, temos cartas de amor de épocas longínquas como Cícero; Plínio, o Jovem; Tsui Inging; Henrique VIII; Sra. Shigenari; Voltaire; Beethoven; D. Pedro I; Victor Hugo; Musset; Chopin; Gonçalves Dias; Machado de Assis; Eça de Queirós e Rui Barbosa, entre muitos outros.
O livro é publicados pela Editora Globo.

Eu peguei esse livro na biblioteca, pois bati o olho e me lembrei de um filme, Sex and The City, o primeiro onde o personagem Big, se declara para a Carrie, usando cartas e amor de personalidades históricas, aí fiquei curiosa! E como estou querendo ler pelo menos um livro nacional por mês, ele foi o selecionado!

Gostei da maioria das cartas, por serem um relato interessante da época em que foram escritas. Mostram um lado vulnerável de personagens que tiveram um grande impacto no mundo, e principalmente das personalidades nacionais, acaba sendo um olhar para o passado e costume brasileiro.

Mas fiquei cética sobre o romantismo que é defendido pelo nome do livro? cartas de amor?

Sendo que tem entre elas cartas de alguém que duvido muito que soubesse o que amor, já que trocava de esposa e amante, as matando!

Tirando isso, ainda assim valeu a leitura, mas é bem para quem curte o gênero e a proposta!

Senti meu coração se partir por Tsui Inging, gostei particularmente de Voltaire e Chopin!

Indico para quem tem uma veia romântica e se interessa por esses olhares ao passado!

Espero que tenham gostado e até a próxima!

8 comentários

  1. Para uma romântica como eu, é óbvio que se fosse ler, iria gostar.
    Li meu primeiro livro epistolar, A Sociedade Literária e A Torta de Casca de Batata, recentemente e adorei esse estilo de escrita. E estava a procura de mais livros assim.

    ResponderExcluir
  2. Meu lado romântico tem sumido pouco a pouco e ando me tornando um limão azedo rs(e adoro isso rsrsrs)
    Mas eu me peguei voltando ao passado nas cartas que mandava à dois tios meus. Hoje a gente mal se fala, pois eles mudaram a personalidade e eu também, é claro. Mas sei lá, deu nostalgia. A gente mora há cerca de 60km um dos outros e mesmo assim, as cartas nos uniam(e olha que eu ia para a cidade deles duas vezes por mês) a morte do meu avô, mudou tudo.
    Eu gosto disso, do "ver" o passado sobre a ótica do que era o passado, a maneira com que essas cartas foram escritas, o jeito.
    Com certeza, nossa literatura brasileira é maravilhosa e se puder, quero ler sim!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Vivian!
    Gosto muito de livros com escritas epitolares.
    Tenho vontade de ler o livro, mas não tive oportunidade ainda.
    Em relação as cartas de amor... bem, muitos acham que nem todo amor é romântico, porém não deixa de ser amor, mesmo que obsessivo e pernicioso.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Olá Vivian
    As bibliotecas !!como é bom ir nas no bibliotecas!hoje mesmo eu passei na biblioteca de minha cidade e peguei o livro O enigma do quarto 622 para ler .como se eu não tivesse tanto livros para ler rsrs.
    Esse que você indica ainda não tinha conhecido.Lembra a minha história com a do meu marido porque morávamos em cidades diferentes e era através das cartas que nos corrempodiamos.
    É um tipo de leitura que ainda não li.
    Se tiver oportunidade quero ler .
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Nem tenho lido muito romance ultimamente, mas cartas de amor antigas são de derreter qualquer coração.
    Fiquei bem interessada.
    É tão bom quando encontramos um ótimo livro assim sem querer.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá! Não lembro de já ter lido algo do tipo, mas achei a proposta do livro bem interessante e para variar fiquei interessada na leitura, ainda mais por trazer cartas de nomes tão importantes da nossa história, mesmo nem tudo sendo flores (e amor), tenho certeza que vai ser bem interessante ter esse olhar do passado.

    ResponderExcluir
  7. Tenho muita curiosidade em ler esse livro por se tratar de cartas, algo que escrevi tanto na minha adolescência. Deve ser um livro muito rápido para ler e nostálgico ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    realmente é uma proposta muitoooo boa.
    Amo cartas, escrever e receber, então acho que eu iria amar essa leitura, ainda mais escritas por personalidades importantes da arte mundial.
    Imagino uma carta de amor do Machadão kkk deve ser engraçada. kkkk
    bjs

    ResponderExcluir