Pássaro & Serpente - Shelby Mahurin

31 de outubro de 2021

Título: 
Pássaro & Serpente
Autor: Shelby Mahurin 
Páginas: 504
Ano: 2021
Editora: Galera Record
Gênero: Fantasia, Ficção, Jovem adulto, Romance
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: Juntos como um só, para amar, honrar ou queimar. Pássaro e serpente é o primeiro livro de uma trilogia deslumbrante que une bruxaria, fantasia, perigos e um amor proibido. A pré-venda acompanha um lindo pingente de serpente e um marcador de páginas. Há dois anos, Louise le Blanc precisou fugir de seu clã e se escondeu na cidade de Cesarina, deixando para trás toda a magia e vivendo de tudo que pudesse roubar. 

No entanto, a cidade é cheia de perigos e mistérios para alguém como ela. Na região, caçadores da Igreja caminham pela cidade, venerados como verdadeiros homens santos. E o arcebispo, o rigoroso patriarca da Igreja, parece ser violento. Lá, bruxas como Lou são temidas, caçadas... e, então, queimadas. Reid Diggory vive sua vida com base em um versículo: não permitirás que uma bruxa viva. Fanático caçador de bruxas para a igreja, Reid dedicou toda sua vida erradicando o ocultismo e fazendo com que o arcebispo da cidade, seu pai, ficasse orgulhoso de suas ações. 

Mas quando chega o momento e a oportunidade de capturar uma bruxa, um ladrão o engana e seu alvo consegue escapar. Com a intenção de levá-la a julgamento, Reid acredita que ela não escapará novamente. Mas quando Lou dá um golpe perverso e o engana outra vez, em um escândalo público, os dois são forçados a uma situação inimaginável: o casamento. O casamento com um caçador poderia proporcionar uma proteção verdadeira às bruxas – se Lou conseguisse convencê-lo de que não é uma. 

No entanto, à medida que o tempo passa, seu segredo se torna cada vez mais difícil de ser mantido escondido. Apesar do perigo que Reid representa à sua sobrevivência, complexos sentimentos de Lou por Reid começam, lentamente, a nascer. Incapaz de mudar o que realmente é, Lou precisará fazer uma escolha.

“Uma estreia brilhante, repleta de tudo o que mais amo: uma heroína intensa e bem-resolvida, um complexo e mortal sistema de magia e um romance ardente que me manteve lendo até tarde da noite. Pássaro e serpente é uma joia de livro.” – Sarah J. Maas, autora best-seller 1 do New York Times.



Resenha:

Resenha Pássaro & Serpente

“C’est cela amour, tout donner, tout sacrifier sans espoir de retour.
É assim o amor, dar tudo, sacrificar tudo, sem esperar nada em troca.”
Albert Camus

Olá praticantes de Livroterapia. Feliz Halloween 🎃🖤

... sons de suspiro...

Aqui estou eu trazendo a resenha de uma fantasia deliciosa de se ler!

Pássaro & Serpente, é o primeiro livro da trilogia de fantasia da autora Shelby Mahurin, e é seu livro de estreia, contudo, já entrou na lista de best-sellers, e tem causado um certo burburinho pela comunidade de leitores por aí. No Brasil sua publicação veio até nos pela Galera Record (que precisa de um nicho novo na minha estante de tanto livro que eu amo deles e quero comprar!). Com um belo projeto gráfico, a capa deste livro é lindíssima, e segue o padrão original. Em pré-venda, o livro veio com um colar de Serpente em dourado que amei demais.

“O amor torna insensato todos nós, amada”

Pássaro & Serpente conta a história da jovem Lou, que tem apenas 18 anos, mas já precisou fazer muitas coisas questionáveis para sobreviver, ela é uma bruxa, e fugiu de seu clã há dois anos, indo se refugir o mais longe possível das demais bruxas em Cesarine uma cidade, (fortemente inspirada em uma cidade da França) que é centro do poder político e religioso do país. Vejam bem, bruxas são consideradas demoníacas pela igreja, e pela nobreza, o que dita o comportamento de toda a população. 


As bruxas são caçadas impiedosamente pelos Chassers, uma unidade de caçadores de elite, criados e moldados por séculos de uma doutrinação severa, e tendo em seu Arcebispo, um dos mais cruéis assassinos de bruxas de todos os tempos. Cada um deles possui uma Balisarda, uma arma sagrada, para capturar e destruir qualquer bruxa em seus caminhos. 

Então, imaginem assim como eu me perguntei por uns capítulos, o que será de tão terrível aconteceu a Lou para ela arriscar a viver sempre temendo por sua vida e esconder seus poderes vivendo na cidade dos Chassers? E foi para tentar se proteger que ela resolveu realizar um roubo ousado. E isso a jogou no caminho de Reid Diggory, um jovem Capitão Chasser, que devotou sua vida inteira a caçar bruxas. E não somente eles tropeçaram um no outro, não... Acontecimentos os forçaram a se casar um com o outro!
“Como disse o Senhor: “melhor serem dois do que um... Porque se um cair, o outro levanta seu companheiro. Mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. E se alguém quiser prevalecer contra um, os dois resistirão. O cordão de três dobras não se quebra tão depressa.”
(acontecimentos que eu preciso confessar em primeiro momento achei engraçado, em segundo achei forçado e em terceiro ponderei, que a autora poderia ter tido um desenvolvimento melhor nesse trecho, mas vou relevar por dois motivos principais: Existe a época em que a trama se passa, e naquela época as mulheres não tinham poder ou direito algum, e naquela época a honra masculina, era muito alardeada e frágil, muito era feito apenas para preservar a “honra” dos homens)


Não vou entrar muitos em detalhes sobre como tudo começou para Lou e Reid, até porque muita coisa que parece estranha a princípio, veremos que há uma motivação, e isso não é foco da trama.

“- Sabe, não era bem isto que tinha em mente quando disse que eu e você poderíamos nos divertir juntos, Madame Diggory.
- Ah, não sei. Achei que parte da noite foram bem divertidas...” 

Pássaro & Serpente, é um livro de romance e fantasia, com uma escrita muito fluida, a autora aborda temas, que vão além do romance e toca nos direitos das mulheres, na aceitação do diferente, preconceito, inveja, intolerância religiosa, traição e é claro no poder que pode contrabalancear tudo isso: Compreensão, respeito, amizade, lealdade, amor e sacrifícios.

“Não termina em morte. Termina em esperança.
Esperança.”

Preciso dizer que eu devorei o livro, li em uma madrugada e me diverti muito com a leitura. Os personagens são cativantes e possuem personalidades que acabam nos fisgando. Lou, é uma protagonista vibrante, inteligente, sarcástica, humor exótico, gentil e uma heroína que não fica se remoendo ou se vitimizando, pelo contrario ela pega tudo que acontece com ela e luta pelo que deseja. Reid, seu par, vai nos conquistando aos poucos. Acredito que seu desenvolvimento é muito amorzinho.
E os personagens secundários estão aí para a gente amar mesmo! Ansel tem meu amor todinho!

“A dor significava que o nosso amor tinha sido real.”

E obviamente temos os vilões. Mas não vou falar sobre eles, deixo para vocês lerem e descobrirem que lado é o vilão. Chassers, e a sociedade com um todo ou Bruxas!


O final, foi levemente corrido, porque muita coisa aconteceu durante o livro todo, mas o final, nos deixou simplesmente presos na reviravolta interessante que a autora nos joga. Ainda bem que todos os livros já estão publicados lá fora! Só digo isso!

“Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te. – Percorreu meu braço com os dedos em carícias lentas e torturantes [...] Aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu.”

Vou falar brevemente minha opinião sobre a treta desse livro já que o burburinho era de que ele é toxico: Existem alguns pontos da trama que ainda acho que poderiam ter sido melhor desenvolvidas, mas, confesso que o burburinho falando que o livro é uma apologia a relacionamentos tóxicos ou a inquisição, para mim, são bem infundados, existe sim, na narrativa o uso de violência contra as mulheres, as bruxas, mas eu  não senti em nenhum momento que a autora esta romanceando isso, ou sequer apoiando, em todo momento ficou bem claro, que era a narrativa de um horror, e que não estava correto, mas não sei como alguém acha que um livro que fala sobre caça às bruxas, podem não ter esses trechos! Sobre o romance, achei bem padrão de fantasia, casal bem enemies to lovers – de inimigos a amantes – tudo muito rápido, mas não me incomodou em nada, tem momentos fofos, uma cena levemente hot, e muitos momentos que me divertiram muito na leitura.

“... deite-se. Vá dormir. Nada mudou. A menos que queira me pedir alguma coisa.
- Melhor não prender a respiração.”

É um ótimo inicio de trilogia e estou bem empolgada para ler o próximo livro, que se chama Sangue & Mel, e acaba de ser publicado aqui pela Galera e pretendo ler MUITO em breve.


Indico a todos que gostam de uma fantasia com magia, bruxas e um romance que pode mudar o mundo.
Espero que tenham gostado e até a próxima.

7 comentários

  1. Acredita que não tinha dado atenção nenhuma a esse livro até essa semana?? Não me pergunte os motivos,pois eu não saberia explicar.
    Aí chegou essa semana e pah(eram duas, agora são três) resenhas mais que positivas sobre esse primeiro livro.
    E cá estou eu, doidinha pra conhecer essa fantasia/romance!!
    E espero poder fazer isso em breve(que o breve não me leia,pelamor rs)
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu lendo a sua resenha também fiquei intrigada com o fato da protagonista se refugiar em um local que era claramente a favor das caças às bruxas .
    É de certa forma uma fantasia histórica pois houve sim um período de caças às bruxas e a autora escreve o que acontecia naquela época.
    É necessário nos inserir no tempo em que foi escrito a trama para podermos melhor entender e desfrutar da estória.

    ResponderExcluir
  3. Oi Viv,
    Mais um livro hypado que desperta meu interesse, mesmo fugindo do que curto ler.
    Estou pensando em ler, mesmo sendo uma trilogia de fantasia.
    Uma amiga muito querida vai fazer lc dele em novembro

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Aii adorei sua resenha.
    É a primeira que leio sobre o livro e sei que já quero lê-lo!
    Amooooo livros com bruxas e de fantasia em geral.
    E esse parece ter temas muito importantes como preconceito, intolerância etc.
    O casal parece fofo, desses cão e gato que no final ficam um docinho kkkkkk
    Vai pra lista!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Vivian!
    Hoje em dia fica muito complicada essa questão do abuso, porque a mínima coisa, já fazem um alrde. Não que seja a favor de livros onde ocorrem, mas fato é que temos de contextualizar a época da ambientação e aqui no caso, o enredo.
    Parece uma fantasia interessante.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Olá! Eita que depois dessa resenha fiquei ainda mais curiosa e empolgada para fazer essa leitura, ainda mais que estamos falando de um dos meus gêneros favoritos, além de termos bruxas no enredo, apesar de algumas ressalvas, espero ler em breve, se bem, que eu acho melhor para a minha saúde, os três serem lançados por aqui, assim a certeza de não sofrer pelo próximo será maior (risos).

    ResponderExcluir
  7. Ai, deliciosa mesmo! Eu AMO esse livro, AMO esse casal. A Lou é uma personagem incrível e o Reid é muito cativante :) Alguns personagens secundários também têm meu coração.
    Na verdade, eu comecei a ler esse livro antes de ser lançado aqui, após uma indicação de uma amiga; inclusive li o segundo logo após terminar o primeiro e preciso te dizer que o final é completamente devastador, vou aguardar ansiosa a resenha dele aqui.
    É muito complicado a gente falar sobre opiniões dos livros, eu dizer que amei pode atingir uma pessoa e ela me chamar de horrível, que apoia relacionamentos tóxicos e violência contra as mulheres e as bruxas. Mas eu sigo no caminho que não há romantização ali. É um livro que se passa na época da Inquisição, as bruxas ou suspeitas de bruxaria eram queimadas, então como não ia falar sobre isso? Como o ambiente seria diferente? Sinceramente, acho que algumas discussões passam dos limites.
    Mas enfim, é um livro que eu indico e muito pra quem gosta do gênero :)

    ResponderExcluir