O Feitiço dos Espinhos - Margaret Rogerson

25 de agosto de 2021

Título:
O Feitiço dos Espinhos 
Autor: Margaret Rogerson 
Páginas: 524
Ano: 2020
Editora: Literalize
Gênero: Fantasia, Ficção, Jovem adulto
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: Elisabeth sempre aprendeu que feiticeiros são maus por natureza, corrompidos pela magia demoníaca que dominam. Uma órfã criada em uma das Grandes Bibliotecas de Austermeer, ela cresceu rodeada pelos grimórios—livros mágicos que sussurram nas prateleiras, estremecem sob correntes de ferro e se transformam em monstros assustadores quando são provocados. Seu maior sonho é se tornar uma Guardiã da Biblioteca e proteger o reino contra a feitiçaria, mas uma sabotagem faz com que Elisabeth se torne a principal suspeita de um crime que não cometeu.
Agora, forçada a ir para a capital enfrentar a justiça, ela só tem dois aliados: o feiticeiro Nathaniel Thorn e o misterioso criado dele, Silas. Não demora muito até que a garota perceba que está envolvida em uma conspiração muito maior do que esperava… E incrivelmente mais perigosa. À medida que sua aliança com Nathaniel se torna cada vez mais forte, Elisabeth é obrigada a questionar tudo o que sabe sobre a feitiçaria, sobre as bibliotecas e, acima de tudo, sobre si mesma.



Resenha:

“OFFICIUM ADUSQUE MORTEM...
Dever até a Morte...”

Olá praticantes de Livroterapia, hoje a resenha é de um lançamento de 2020, que abalou a estrutura do meio literário brasileiro em seu lançamento. 

“Do que adianta a vida sem acreditar em nada?”

 

O Feitiço dos Espinhos é uma fantasia da autora americana Margaret Rogerson e foi o primeiro livro publicado da Editora Literalize. Com uma capa belíssima, a diagramação, qualidade das folhas e tradução caprichada, o livro rapidamente se tornou um super desejado de boa parte das pessoas que eu conhecia (das que são leitoras por natureza!) e comigo não foi diferente, porém, eu só consegui emprestado o livro este mês para leitura e posso dizer que ele permanece agora na minha lista de desejados para ter para sempre!

“Nathaniel fez uma cara estranha. — você gostou daqui?
— Claro. Tem livros.”

Afinal uma fantasia de livro único que tem uma bibliotecária como personagem principal, e ao lado dela ainda dois personagens fantásticos tinha tudo para ganhar meu coração e ganhou. Mesmo querendo que houvesse mais livros ou mais páginas para alguns detalhes desse universo fantástico serem melhor explorados ou ampliados.



Na trama acompanhamos a órfã Elizabeth Scrivener, que foi criada dentro de uma das Bibliotecas, sem conhecer nada além dos livros e dos guardiões que serviam a causa, ela ainda não fez os votos de acólita, mas recebeu o treinamento e anseia por isso, uma noite acompanhando a diretora da biblioteca e quem a acolheu e cuidou para que ela fosse protegida, alimentada e ensinada. Algo horrível acontece. 
Vejam bem, Austermeer é um reino em um universo onde a magia existe! Onde pessoas podem pelo preço de um pacto se tornarem feiticeiros, com magias incríveis, um mundo onde os livros estão vivos! E alguns deles podem ser terríveis!

Os colégios e Bibliotecas reais existem para protegerem os cidadãos comuns dos livros potencialmente malignos, controlar o acesso dos tomos de magia de pessoas com más intenções (os feiticeiros, os guardiões sussurram...) 

E em uma noite, após a missão de transporte de um tomo potencialmente perigoso, a vida de Elizabeth muda, agora ela é acusada de um crime e para escolta-lá para um julgamento é enviado um catedrático, que só por acaso tem uma fama terrível que a faz temer por sua vida e também é extremamente lindo! 
Nathaniel Thorn, é o anti-herói que gostamos de amar, e seu relacionamento com Elizabeth é divertidíssimo, os dois, em conjunto com Silas, o fiel escudeiro de Nathaniel, são um dos relacionamentos que mais gostei em livros de fantasia recentemente. 

“... acreditei ter sido explícito hoje cedo. Não vou te ajudar a morrer. 
— Só quero uns livros emprestados.
— Esse impulso suspeito e repentino tem nada a ver com...”

Agora voltando a trama em si, Elizabeth logo descobre durante o desenvolver do livro que existe uma conspiração por trás dos acontecimentos trágicos que estão acontecendo nas bibliotecas, e decide que não irá parar até descobrir o que está acontecendo e parar quem estiver por trás de tantas perdas recentes. E em meio ao seu crescente elo com Nathaniel e Silas, ela vai nos conquistar com sua inteligência e coragem.

“— A vida dela é diferente de qualquer outra que já conheci. Mesmo marcada por sombra, queima com tanto vigor que poderia me cegar.”

Eu adorei o livro! Adorei os personagens, odiei o “inimigo” (aliás, estava tão na cara quem ele era que, olhaaa quase gritei com a Elizabeth umas vezes hahaha e para minha alegria ela não demorou a perceber a verdade também!) e vibre com o final!



O livro, como eu disse é uma fantasia de livro único, o que por si só é algo que tem sido difícil de vermos. Seja porque em fantasia os autores precisam de espaço para apresentar o universo fantástico que criaram, contextualizar toda a trama de fundo e ainda dar vida e fagulhas de personalidade a cada personagem. Então, acabam sendo estilo literário que costuma necessitar de mais de um livro para entregar tudo. 

Margaret, criou personagens muito interessante, temos um pouco da entrega do passado de alguns personagens, e toda a jornada de Elizabeth prendeu minha atenção. Mas senti falta de algumas explicações mais profundas, queria saber se minhas teorias sobre quem é Elizabeth e o porque de algumas coisas acontecem com ela, queria mais dela, mais do mundo mágico que se passa a história (porque tem muito potencial e pode ser ampliado de forma que eu quero ler mais sobre o mundo e os personagens). É claro que isso significa que gostei muito de tudo que li. Mas queria mais,

Um pouco mais de informações, páginas, como sabem eu não tenho medo de calhamaços!!! 



Eu quero mais dos livros com almas!!! (principalmente após os últimos 15%!!!)

Indico para todos que amam uma fantasia para jovem adulto, com uma trama dinâmica, personagens cativantes e divertidos. 

“— Desculpa, [...] Não sei o que me deu. Claro, me juntarei ao seu ato perigosíssimo de heroísmo com prazer, Scrivener. É só pedir.”

O livro é definitivamente um investimento financeiro, mas senti ao final da leitura que vale a pena. Extremamente bonito, capa dura, é uma história que eu releria várias vezes (até porque amo fazer teorias em releituras sobre o que mais os mundos fantásticos podem nos oferecer hahaha)

Foi meu primeiro contato com a escrita da autora e já quero os próximos!

Espero que tenha gostado e até a próxima.

9 comentários

  1. Oi Viv,
    O estardalhaço que esse livro fez em 2020 foi enorme. Seja pela estréia da Editora, pela trama envolvente, capa linda mas principalmente pelo preço bem elevado!
    Sim, fantasias únicas são raras de encontrar.
    Gostaria de ler mas só no caso de ganhar em um sorteio, afinal o preço tá bem salgado ainda

    ResponderExcluir
  2. Ah que lindo!Sim, quando a Editora "apareceu" com esse livro, foi um burburinho gostoso. Fora o trabalho impecável das caixinhas e capricho da edição, a fantasia parece ter sido muito bem construída e isso é maravilhoso demais.
    Eu ainda não consegui ler,mas como ando lendo bastante fantasia, esse livro está na minha listinha de muito desejados e espero ler ele em breve e me aventurar nesse universo único e mágico com Elizabeth!

    Beijo
    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Olá Vivian
    Lembro do borburinho que foi o lançamento desse livro por causa da preço de 90 reais.
    E lendo sua resenha é vendo o número de páginas e mesmo sendo um camalhaço acho também que poderia ter mais páginas para maiores detalhes da trama visto que é volume único.coisa rara de encontrar .fantasia em volume único.
    Fica aqui uma sugestão para você indicar fantasia em volume único.

    ResponderExcluir
  4. Que perigo esses grimórios!
    Sonhar em ser a guardiã de um uma biblioteca mágica e ser acusada de cometer um crime contra ela é de doer. Ainda bem que isso apenas a fortalecerá.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá! Olha só por ser livro único já ganhou meu coração (risos), aí vem junto essa capa maravilhosa, edição impecável e enredo irresistível, ai ai, meu coração não aguenta assim, Brasil! Brincadeiras a parte, estou bem curiosa em relação a esse livro e me jogar nessa aventura para lá de emocionante, espero em breve ter essa oportunidade.

    ResponderExcluir
  6. Abalou o meio literário e meu coração também. Eu tô babando por esse livro desde que lançou, mas porque tão caro, meu senhor? *lágrimas*
    Amo as resenhas, preciso nem dizer que tá na minha lista e sem contar que é volume único ne? Um novidade no mundo da fantasia. Pois bem, quando conhecer, conto pra vocês :)

    ResponderExcluir
  7. Vivian!
    Interessante! Sempre falamos das séries e que por vezes, preferimos livros únicos. E quando, há um livro único, muito bom, ficamos querendo uma continuidade e/ou, algo mais bem explicado.
    Deve ser uma leitura sensacional e maravilhosa.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Oiii
    Eu sou louca pra ler esse livro, a única coisa que me impede é justamente porque ele é caro, aí eu fico esperado promoção e nunca tem.
    Mas essa história parece ser boa demais, esse enredo me deixa muito interessada. Realmente é dificil encontrar livros unicos de fantasia, só é uma pena que o livro não é maior.

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  9. Olá, Vivian

    Assim que lançou esse livro, como uma boa amante de fantasia, eu fiquei louca para ler. Mas quando vi o preço, desanimei na hora, e nem procurei saber mais do livro.
    Caramba, parece ser muito bom, fiquei com muita vontade de ler! Vou adicionar na minha lista, e vê se um dia o preço abaixa.
    Kkkk

    Beijos

    ResponderExcluir