A Zona Morta - Stephen King

9 de julho de 2021

Título:
 A Zona Morta
Autor: Stephen King
Páginas: 479
Ano: 2017
Editora: Suma de Letras 
Gênero: Sobrenatural, Thriller, Horror 
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:   
Sinopse: Depois de quatro anos e meio, John Smith acorda de um coma causado por um acidente de carro. Junto com a consciência, o que John traz do limbo onde esteve são poderes inexplicáveis. O passado, o presente, o futuro – nada está fora de alcance. O resto do mundo parece considerar seus poderes um dom, mas John está cada vez mais convencido de que é uma maldição. Basta um toque, e ele vê mais sobre as pessoas do que jamais desejou. Ele não pediu por isso e, no entanto, não pode se livrar das visões. Então o que fazer quando, ao apertar a mão de um político em início de carreira, John prevê o que parece ser o fim do mundo?

Resenha:

Um livro bastante político.

Após sofrer um terrível acidente de carro, John Smith fica quase cinco anos em coma. Quando acorda, o jovem professor descobre que possui poderes paranormais que vão totalmente de encontro a tudo que já foi provado pela ciência.

John é capaz de descobrir fatos do passado, presente e futuro ao tocar uma pessoa, e embora todos ao seu redor considerem isso um dom, o professor vê seus poderes como algo amaldiçoado. 

Porém, começa a ser difícil reprimir esses poderes quando, ao tocar em um político em ascensão nos Estados Unidos, John vislumbra um futuro mórbido para a população americana. A questão é: usar ou não seu dom para impedir que essa visão se torne realidade?

Olá leitores! Voltei com mais um livro do meu querido Tio King. A Zona Morta aparentemente é uma das obras mais cultuadas do autor, e depois de conferi-la acho que eu preciso concordar. 


Peguei o livro um tanto receoso, porque há algum tempo antes eu tinha lido outro livro do autor e olha, foi uma luta pra terminar (para os curiosos, eu estava lendo LOVE, porque saiu a adaptação com a MARAVILHOSA Juliana Moore - e espero que não seja nada fiel ao livro rsrsrs). Mas voltando, ainda bem que foi uma experiência atípica, porque Zona Morta é MUITO BOM.

Como eu disse no começo da resenha, trata-se de uma história bastante centrada no cenário político dos EUA na década de 70, e confesso que eu fiquei confuso com algumas referências que eram feitas, até porque eu sou BR né gente. 

"Todos nós fazemos o que podemos, e isso tem de ser o bastante...e se não é bom o bastante, temos de continuar fazendo."

Percebe-se que o autor quis fazer uma grande crítica ao período eleitoral que se seguiu à queda de Nixon (aparentemente foi um momento que teve bastante repercussão nas terras do Tio Sam) e utilizar um pouco de sobrenatural para contar essa história denotou uma criatividade já inerente a um dos escritores mais famosos do mundo.

Em ralação à Jonhnny, ahhh gente, que protagonista cativante. Quem não teria empatia por uma pessoa que no auge da sua juventude sofre um acidente e perde CINCO ANOS da sua vida? Acredito que isso deixaria qualquer um abalado, ainda mais se depois de acordar a pessoa descobrisse que tinha dons muito loucos.

"Não há nada que não possa ser encontrado."

E a relação do personagem com seus poderes é outro ponto chave que foi construído com maestria. ÓBVIO que John não gostaria de virar o centro das atenções, mas como fugir desse destino quando o futuro de toda uma nação está em suas mãos?

A obra é dividida em três partes, e demora um pouco para que as coisas comecem de fato a acontecer, mas quando o negócio fica bom, fica bom MESMO. Não se trata de um livro leve, inclusive já aviso que a histórica possui muita violência (quis vomitar ao ler uma cena específica bem no começo do livro, mas é aquele ditado: quem nunca???). 

"O vento, que pareceu tão quente e próprio do verão, tinta agora o frio de fevereiro ao bater em suas faces úmidas."

Gostei também que outros personagens possuem caracterizações tão densas quanto a do protagonista. Os pais de Jonhnny me divertiram muito ao longo da leitura, e mais para a metade vamos conhecendo outros pessoas que marcam muito a vida do rapaz.

Mas Alis, e o final? Sim EU SEI que Stephen King tem um certo problema pra escrever finais de livro, mas pra mim essa história se encerrou exatamente da forma que deveria. Como já é característico do autor, o desfecho soa dramático e (já vou dizer de uma vez) muito triste. 

"As primeiras lágrimas, vagarosas e escaldantes, começaram a chegar."

Por tudo isso, A Zona Morta se consolida como mais uma obra prima de Stephen King. Utilizando uma trama que mistura muito bem política e ficção científica, o autor nos mostra como a manipulação é capaz de fazer as pessoas colocarem monstros no poder.

Até a próxima resenha!!! 

12 comentários

  1. King sendo King.
    Misturar política e sobrenatural é algo para poucos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chelle, obrigado pelo comentário!
      Adoro as críticas que ele faz hahaha.
      Beijos.

      Excluir
  2. Eu vou admitir que comecei a ver Love(um episódio) e parei. Não consegui a tal conexão rs e vou esperar mais um pouco e tentar novamente. Fiquei perdida, tá que isso é até considerado normal em obras baseadas em livros do Mestre, mas... veremos!
    Esse livro é mais "antigo", então com certeza, tem a marca de King real, cru, como ele sempre foi. Não somente pela alma humana, mas por isso de dar umas "cutucadas" na parte política!
    Eu ainda quero muito ler este livro!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angela, obrigado pelo comentário!
      Estou achando a série tão entediante quanto o livro também (mas a performance da Julianne Moore está incrível, e até que o enredo está fiel).
      Mas esse livro é TUDO, pode ser sem medo.
      Beijos.

      Excluir
  3. Olá
    Tenho dois livros desse autor mas ainda náo li que são Desespero e A espera de um milagre comprei em um sebo há muito tempo nem sabia que o autor era tão famoso rsrs.
    Possivelmente vou ler A espera de um milagre mas o outro... sei não...emprestei para uma amiga e ela ficou angustiada depois que leu o filne aí perdi a vontade de ler o dito cujo rsrs.
    Parece que o autor gosta bastante dessa coisa de sobrenatural né é aqui ele insere isso para também falar de política. Mas que bom que você gostou bastante do livro .

    ResponderExcluir
  4. Fico me perguntando se algum livro desse homem não é bom HAHAHA todas as resenhas são excelentes, 5 estrelas, e olha... deixa a gente do lado de cá doido pra conhecer, como é o meu caso. Não tenho costume de ler esse tipo de obra, mas arriscaria justamente por conta do autor.

    ResponderExcluir
  5. Alison!
    A versatilidade dos livros do King, é algo espetacular.
    Adorei o que ele fez nesse livro, misturar paranormalidade/ficção com uma época política complicada nos EUA.
    Deve ser complicado, porém prazeroso de ler.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Acho que esse é o primeiro livro do autor que fico verdadeiramente com vontade de ler. KKKK
    Achei a história dos poderes muito legal e ter política envolvida me empolgada muito! Fiquei curiosa
    Obrigada pela dica.
    Será que vem a leitura do meu primeiro livro do King?

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Oii
    ainda não li esse livro, mas tenho vontade de ler ele. Acho supe3r interessante isso de ficar em coma por tanto tempo e depois acordar com poderes, tenho muita curiosidade pra saber mais dessa história. E amei saber que o final acabou bom, realmente o autor tem uns livros que o final estraga tudo kkkkkk

    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  8. Oiiie,
    Eu li um único livro do autor e foi a primeira vez lendo que foi It e foi uma leitura boa, um pouco densa, mas valeu muito apena.. quero muito ler outros livros dele, mas começa por algo mais leve né.. kkkk
    Tenho curiosidade em ler esse livro, pelo trama parece ser muito bom.

    Beijocas:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  9. Olá! Esse é o único livro do autor que eu tenho aqui na minha estante, aliás, as páginas amareladas deletam o quanto a edição é antiga (risos), mas nem mesmo essa história foi capaz de me fazer me render a outras obras do autor, mas sigo determinada a mudar isso.

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    Quero ler mais do King e esse parece ótimo.
    Tô curiosa para saber desse dom e os rolos políticos todos.
    O duro que acho a narrativa do King muitoooo arrastada.
    Bjs

    ResponderExcluir