Depois - Stephen King

15 de maio de 2021

Título:
Depois
Autor: Stephen King
Páginas: 192
Ano: 2021
Editora: Suma
Gênero: Ficção, Terror, Suspense.
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: Um livro que demonstra todo o talento de Stephen King, "Depois" é assustador e emocionante, e fala dos desafios de crescer e aprender a distinguir o certo do errado. Uma história poderosa, perturbadora e inesquecível sobre o preço de encarar o mal, não importa sob qual forma ele se esconda. 
James Conklin não é uma criança comum: ele vê gente morta. Com que frequência? Jamie não sabe bem; afinal, os mortos em geral se parecem muito com os vivos. Exceto pelo fato de que eles ficam para sempre nas roupas em que morreram, e são incapazes de mentir. 
Sua mãe implora para que ele mantenha essa habilidade em segredo, o que não é problema na maior parte do tempo. 
Pelo menos até Liz Dutton, a companheira de sua mãe e detetive do Departamento de Polícia de Nova York, aparecer na saída da escola e anunciar que precisa de ajuda. É assim que Jamie embarca em uma corrida para desvendar o último segredo de um falecido terrorista, e começa a jornada mais assustadora de sua vida. 

“Stephen King já está tão consagrado como o mestre do terror sobrenatural que às vezes esquecemos que o talento dele também cobre todas as outras áreas.” New York Times Book Review.

Este livro foi cedido pela Editora SUMA, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora. 





Resenha:

“Acho que essa história é de terror. Dá uma olhada.”

Depois, é o novo lançamento de Stephen King, trazido pela editora SUMA, em um livro com projeto gráfico bonito e capa vibrante. King, como sempre é um escritor que prende a minha atenção e de quem sou fã. E estava esperando por esse lançamento ansiosa.

Dessa vez ele traz uma narrativa de suspense, com leves toques de terror sobrenatural. E uma descrição extremamente realista e detalhista de uma cabeça perfurada por uma bala... Apesar de James, dizer durante a leitura que é uma história de terror, o que mais me aterrorizou foi à descoberta de um segredo nas páginas finais do livro, afinal, aquilo sim é algo terrível, real e terrivelmente impactante. De resto, a trama me pareceu extremamente fluida, eu não consegui parar de ler esse livro, e para os padrões King de livros é um livro bem curto.



Aqui temos James, o protagonista que nos narra um acontecimento do seu passado que moldou quem ele é como adulto. Sob a sua perspectiva quando ainda uma criança inocente, James irá nos contar, como quem conta um segredo de família, uma aventura onde sua inocência foi destruída, e precisou enfrentar os medos típicos de uma criança, que por eventos extraordinários se tornaram ainda mais difíceis de compreender e lidar.

Ele é um médium, e como tal vê e fala como fantasmas. E de forma contundente ele irá descobrir que existe uma gama variada de perigo que envolve sua vida por causa disso. Nem todos são gasparzinhos camaradas, só digo isso. E infelizmente não será dos mortos as origens de todos os seus problemas.



King, é conhecido como o rei do terror, do horror sobrenatural, mas ele ama escrever sobre personagens complexos, sobre dramas familiares, amizades e lealdade inabaláveis. Ele é um mestre em construir personagens que cativam nossa atenção. Sempre digo, ou ele escreve personagens maravilhosos ou que me dão verdadeiro ranço. Difícil ficar em cima do muro quando leio algo dele.

Em Depois, para a minha alegria temos personagens complexos e bem escritos, James possui certa vulnerabilidade por ser um narrador criança e sua inocência e confiança tornam muito fácil criar um elo com ele e empatia por tudo o que passa. Eu quis entrar no livro e o proteger no final do segredo revelado. Alias, gostaria de umas paginas para que King, trabalhasse a bomba que jogou, mas é típico dele fazer algo assim, e nos deixar para digerir o que houve e tirar nossas próprias conclusões de como isso impactará o futuro dos personagens, e podemos ver ao longo da narrativa de James que houve impactos. 

“Se pudesse escolher entre ver mortos (sim, eu ainda vejo) e as lembranças trazidas pelo cheiro de vinho derramado, eu escolheria os mortos...”



Depois, é um livro instigante, prende sua atenção e um thriller bem escrito. Além do aspecto de terror, temos drama familiar, superação de medos e traumas. Gostei muito da leitura e considerei uma das melhores leituras do mês. Preciso dizer que amo o modo como ele escreve sobre pessoas extraordinárias, que possuem dons extraordinários e fazem coisas extraordinárias. E nem sempre as coisas extraordinárias são feitas pelas pessoas com dons, e sim pessoas normais.

Obrigada King.

“A gente se acostuma com as coisas extraordinárias. Aceita como normais. Podemos tentar não nos acostumar, mas é o que acontece. Tem coisa extraordinárias demais no mundo, só isso. Em toda parte.”

Em um primeiro momento a única conexão que vi com os demais livros de King que achei foram referências leves de cidade\acontecimento, mas refletindo após reler um trecho pulou na minha mente uma ligação ao clássico It, a Coisa do mestre. E a partir desse momento fiz ligação a esse livro em outros pontos, porém, não estraga em nada a experiência de ler esse livro, não ter lido it, e nem é um spoiler de It! Esse livro ainda tem adoráveis referências acultura pop em geral.

“Pois é, eu vejo gente morta. Pelo que me lembro, sempre vi. Mas não é como naquele filme com o Bruce Willis...”

Recomendo a leitura para quem gosta de thrillers, terror, mesmo que leve e tramas envolventes. E para quem gostaria de conhecer um pouco a escrita de King, afinal, tem poucas páginas e uma escrita bem fluida. 

Espero que tenham gostado e até a próxima.

“Como eu falei, essa história é de terror.”

 

9 comentários

  1. Olá Vivian
    Geralmente os livros do King sáo bem longos .mas esse tem poucas páginas né..
    Eu nunca li nada desse autor até tenho dois livros dele A procura de um milagre e Desespero. Esse último eu nunca nenhuma resenha dele .mas tenho medo de ler .emprestei para uma amiga e ela leu e depois ficou deprimida rsrs..
    Eu não gosto de ler livros que tenha toques sobrenaturais.

    ResponderExcluir
  2. Conheço o autor e os elogios que o mesmo recebe, mas eu sou bem medrosa kkkkkk
    Então até o momento não tive coragem de ler nada dele ainda.
    Gostei que tem personagens bem construídos e extraordinários.

    ResponderExcluir
  3. Olha que legal, parei pra ver os blogs que eu acompanho e aqui e em outro tem a resenha desse livro. Gosto quando isso acontece porque consigo ver vários aspectos, sabe?
    Acredita que nunca li nada dele? Mas só vejo comentários extremamente positivos. E não é fácil fazer um livro tão bom com poucas páginas ne. Percebi que é um ótimo livro pra eu começar a conhecer a escrita dele.

    ResponderExcluir
  4. King sendo King. Ele é maravilhoso não é?
    Imagino o quão tenha sido difícil a vida de James vendo espíritos, ainda mais que não sendo os Gasparzinhos

    ResponderExcluir
  5. Eu sou apaixonada pelas letras do Mestre King, mas juro(opinião minha, só minha) que ele não é o mestre do terror.
    Eu o considero como um Mestre da Humanidade ou da falta dela rs
    Ele trata o ser humano cru, malvado muitas vezes,mas também que pode se redimir em outras.
    Por isso, namoro esse lançamento desde o lançamento e não vejo a hora de poder ter essa lindeza em mãos!!!
    Ah, apaixonada no seu marcador de It rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  6. Vivian!
    Ler King é sempre uma experiência inunsitada e ao mesmo tempo, um 'revive' de outros livros e situações.
    Gosto quando ele traz os dramas das personagens e ainda assim, aquela sensação de sobrenatural que não chega a ser um terror, mas dá a sensação de suspense pelo corpo.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Olá! E não é que eu me vejo bem tentada a começar essa leitura (risos), gostei muito do enredo e foi impossível não comparar com o filme do Bruce, mas pelo visto por aqui, as coisas serão um tanto quanto diferentes e esse final hein já me deixou aflita, vou ter que me segurar e muito para não dar a famosa espiadinha nas últimas páginas.

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Acho que chegou minha hora de ler o King!! Por simples motivo de não ter tanto terror como nos outros livros dele. Será??
    Achei a história interessante, com ele vendo fantasmas e ajudando nas investigações.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Também estou louca para ler esse.
    Parece ser muito bom.
    Cheio de reviravoltas e com um final de terror e inteligência.
    Só não gostei muito da capa.
    Bjs

    ResponderExcluir