A Era da Escuridão - Era das Trevas, 1 - Katy Rose Pool

25 de outubro de 2020


Título: A Era da Escuridão - Era das Trevas #1
Autor:
 Katy Rose Pool
Páginas: 376
Ano: 2020
Editora: Suma
Gênero: Fantasia
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: A Era da Escuridão se aproxima. Cinco almas se põem no caminho. Qual delas vai impedi-la? Qual delas vai causá-la? Por muitas gerações, os Sete Profetas guiaram a humanidade. Suas visões do futuro ajudaram a construir reinos, desarmar guerras e unir nações ― até o dia, cem anos atrás, em que eles desapareceram. Agora resta apenas uma última profecia, que prevê a Era da Escuridão e o nascimento de um novo Profeta destinado a salvar o mundo. Quando, verso a verso, a profecia começa a se realizar, cinco almas colidem rumo ao mesmo destino: Um príncipe exilado de seu reino. Uma assassina brutal conhecida como a Mão Pálida. Um líder dividido entre sua honra e seu coração. Um jogador com o poder de encontrar qualquer coisa, qualquer pessoa. E uma garota à beira da morte, cansada de lutar. Um deles pode salvar o mundo. Um deles está destinado a destruí-lo.


Este livro foi cedido pela Editora Suma, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora. 

Imagine um mundo onde pessoas nasçam com poderes especiais. Os Agraciados, como são chamados as pessoas que nascem com as Graças do Corpo, possuem dons distintos e se espalham pela sociedade de acordo com eles.

A Graça do Coração, que aumenta a força e a agilidade, a velocidade e os sentidos. Seus agraciados normalmente são lutadores de elite.
A Graça do Sangue, que doa e extrai energia para curar e ferir. Seus agraciados são curandeiros, ou não.
A Graça da Mente, que cria objetos imbuídos de propriedade únicas. Seus agraciados são alquimistas e artífices.
A Graça da Visão, que sente e localiza seres vivos, empunhada por cristalomantes.

É um pouco complicado quando pegamos um livro de fantasia de um(a) autor(a) que nunca lemos ou ouvimos falar. Muitas inseguranças batem à porta, mas a pergunta que sempre fazemos é: será que o que vou ler é algo diferente de tudo o que já consumi no mercado literário fantástico?

Sim, A Era da Escuridão promete e entrega exatamente isso nas mãos dos leitores.

A Era da Escuridão é o livro de estreia da escritora californiana Katy Rose Pool, a série já está no seu segundo livro lá fora, os fãs aguardando o terceiro, e aqui começa a ser traduzida e lançada pela Suma mantendo o projeto gráfico das capas estrangeiras (uma excelente escolha).

Nele, temos uma trama que é construída em cima de diversos personagens, o que nos dá uma visão mais ampla do mundo construído por Pool, onde os Agraciados andam pela sociedade carregando suas Graças e fazendo uso delas para construir uma sociedade mais justa. Por isso, não sabemos quais são os personagens principais e o peso que eles terão ao longo da trama. 

Um príncipe exilado de seu reino.

Hassan precisou abandonar a sua cidade natal para sobreviver a uma ameaça que envolve não apenas o seu reino, mas todos os Agraciados. Com isso, perdeu boa parte da noção do que se passa a sua volta e em Nazirah, sua terra. É mantido em segurança no palácio da tia. Porém, Hassan se sente inquieto com toda a situação, e terá uma participação chave em toda a trama.

 

"O mármore frio e as austeras pedras calcárias dessa cidade faziam Hassan sentir saudades das cores intensas da capital de Herat, Nazirah — tons de dourado, ocre e carmim, além de tons fortes de verdes e azul vívido."

 

Uma assassina brutal conhecida como a Mão Pálida

Ephyra é o tipo de personagem que gosto, pois, apesar de ser descrita como uma Agraciada, e usar a graça do sangue para algo vil, seus objetivos são outros. É uma pessoa que é movida por sentimentos intensos e possui propósitos que iremos descobrir ao longo da trama. Mas o que faz com que Ephyra tire tantas vidas sem pensar duas vezes? Qual a sua motivação? E o melhor, qual toda a história por trás da sua motivação?

 

"— Você foi marcado para morrer. E a morte veio cobrar a dívida.

O olhar aterrorizado do sacerdote pousou em Ephyra conforme ela escorregava a mão por seu pescoço, até encontrar o batimento rápido do coração."

 

Um líder dividido entre sua honra e seu coração

Desde pequeno, Jude é treinado para substituir seu pai e se dedicar à missão mais difícil do mundo: tornar-se Guardião da Ordem da Última Luz. Porém, carregar o título de protetor nos ombros requer serenidade para abrir mão de outras coisas consideradas supérfluas, mas que Jude se pergunta a todo momento se não são essenciais para a vida. Conseguirá ele balancear seu dever e o que sente dentro de si?


"Os membros da Ordem da Última Luz eram os confiáveis guardiões dessas profecias, mesmo agora, cem anos depois do desaparecimento dos Setes Profetas. Mesmo agora que todas as profecias tinham se realizado.

Todas, menos uma."

 

Um jogador com o poder de encontrar qualquer coisa, qualquer pessoa

Anton possui um papel importante em tudo isso, mas que não fica bem claro no começo e, para mim, isso o faz o personagem mais interessante do livro. Ele parece um moleque que adora jogar nas tabernas (e nunca perde), mas que, ao mesmo tempo que faz amizades com seu sorriso fácil e boa lábia, foge de algo sempre quando vira a esquina. Seu destino muda quando sente um esha (energia sagrada e única de uma pessoa) forte o envolver, provocando fascínio e pavor ao mesmo tempo.


 "Quando ele entrou no jardim, sentiu o zunido baixo e crescente que sempre o envolvia quando estava no meio da multidão. Ele se preparou para o ataque de cada esha emanando de cada pessoa sentada no pátio, desde comerciantes, sacerdotes e dignitários estrangeiros tomando vinho alquímico até os garçons que circulavam entre eles, carregando bandeiras de cordeiro, e as dançarinas que os provocavam com sedas brilhantes."

 

Uma garota à beira da morte, cansada de lutar

Ah! Doce Beru. O tipo de personagem que você tem vontade de guardar em um potinho ou colocá-la em uma estante. Beru guarda um segredo, e não posso falar muito sem revelar e acabar com a toda graça, mas seu destino vai mudar bastante as peças desse jogo.

"A lembrança se misturou com imagens dos pais verdadeiros de Beru, até ela não conseguir lembrar se tinha sido sua própria mãe ou aquela outra que trançou flores em seu cabelo e lhe ensinou o jeito certo de pegar uma galinha."

 


Mas por que Os Sete Profetas desapareceram? Por que os reinos estão ruindo e a guerra se instalou? Um vilão se espreita por trás da história de cada personagem, mascarado e conhecido como Hierofante, sussurra e destila seu veneno nos ouvidos dos seus inflamados seguidores, as Testemunhas, que querem modificar algo no mundo que vai fazer com que todos precisem se mexer, alguns para impedir, outros para ajudar.

Quem salva o mundo? Quem o destrói?

A Era da Escuridão é o tipo de livro de fantasia que os amantes do gênero consomem avidamente por apresentar um mundo completamente inédito e bem construído pela ótica de uma autora que está iniciando, e exatamente por isso nos surpreende com algo novo.

A quantidade de gerúndios me incomodou bastante na narrativa, e um dos pontos negativos foi que eu li pensando "está muito corrido, são poucas páginas", mas eu não sabia que era uma série quando li! E quando achamos que o livro é pequeno demais, não pode ser algo ruim, certo?

A pré-venda começou e quem adquirir o livro leva como brinde um jogo de sete cartas com desenhos que seguem o design da capa. Primoroso!

8 comentários

  1. Que resenha!!!!
    Admito que não conhecia o livro e só o título dele já é tão instigante!
    Eu leio pouca fantasia, mas é com certeza um gênero que gosto demais, por isso, fiquei encantada com tudo que li acima.
    Lembra um pouco(de longe) o universo de Got. Só que ainda mais completo e com mais personagens!!!
    Com certeza, já vai pra listinha dos mais desejados!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Mari!
    Mulher não posso nem ver fantasia que eu já coloco na lista de desejados no Skoob, e evidentemente não foi diferente com esse lançamento, que está com uma capa lindíssima, devo ressaltar.
    Bom saber que se trata de uma história original, e pelo visto há uma construção ampla dos personagens. Cada um deles é desenvolvido de forma bem aprofundada por Katy Rose Pool.
    Como a obra possui poucas páginas, espero que a autora tenha focado no que realmente importa para nos introduzir a este universo, porque senão acaba ficando superficial no quesito de construção de mundo.
    Tomara que a sequência chegue logo!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mariana!

    É muito bom quando a gente se surpreende de forma positiva com um livro, né? Acho que uma das melhores sensações para nós leitores. Hahaha Fantasia é um dos gêneros que menos gosto, por isso não me interessei muito pelo livro. Mas fico feliz que tenha sido uma boa leitura e surpresa pra ti. Achei ótimo que a editora optou por deixar a capa original, é sempre melhor!

    ResponderExcluir
  4. Percebi que vocês leem muito séries né? E eu adoro! Sempre estou a procura, acho que a gente se conecta mais com os personagens. Gostei muito da sinopse, acho que essas que deixam a gente imaginando tudo que pode acontecer, que não dá de cara o que o livro proporciona, são as melhores. Agora fica a curiosidade pra saber quem é quem né?!
    Que bom que a leitura te trouxe novidades. Realmente, livros de fantasia devem ser sempre inovadores, e não é fácil fazer isso acontecer. Tantos universos incríveis por ai hein.
    Fiquei pensando na escolha de colocar várias visões, acho que numa fantasia isso cai bem. É sempre cheio de detalhes e só uma pessoa não seria adequada pra trazer isso ao leitor.
    Achei a resenha extremamente cativante e deixou a gente na expectativa! Abraços

    ResponderExcluir
  5. Oi Mari
    Esse livro certamente é um dos que pretendo ler em breve. Como fã de Fantasia estou sempre disposta a ser conquistada por novos autores e mundos interessantes

    Adorei a resenha.

    😙😙😙😙

    ResponderExcluir
  6. Olá! Nossa, apesar de amar o gênero, confesso que não conhecia esse livro, mas agora que já sei um pouco mais sobre a história, já estou aqui curiosa a saber mais (risos) e mesmo sabendo que mais uma série está prestes a entrar na minha listinha a empolgação conseguiu superar o desespero. Amo essas histórias que trazem personagens que acabam mudando de lado (sim, já prevejo isso por aqui) no decorrer da história e nos surpreendem tanto positivo quanto negativamente.

    ResponderExcluir
  7. Mariana!
    Sempre bom ver um livro de fantasia inovador, com personagens inusitados e uma trama onde ninguém sabe quem são os vilões e quem são 'os mocinhos".
    A curiosidade para conhecer esse mundo foi lá nas alturas.
    Bom ver que na pré-venda tem brinde.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Oie
    Eu amo livros de fantasia, mas realmente da um medinho ler um livro de uma autora que não conheço. Mas fiquei com bastante vontade de conhecer o livro. Realmente parece que tem poucas páginas pelo tanto de coisa que acontece, e fiquei super curiosa pra saber mais do livro. Adorei a dica!

    Bjss ^^

    ResponderExcluir