Eternidade? - Protetorado da Sombrinha 5, - Gail Carriger

31 de maio de 2019

Título: Eternidade? - Protetorado da Sombrinha 5
Autor: Gail Carriger
Páginas: 336
Ano: 2018
Editora: Valentina
Gênero: Fantasia, Ficção, Literatura Estrangeira, Romance, Steampunk
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Alexia Tarabotti, Lady Maccon, finalmente encontrou a felicidade doméstica. Desnecessário dizer que, em se tratando dela, essa felicidade inclui algumas imposições, como integrar lobisomens à alta sociedade londrina, morar no terceiro melhor closet de um vampiro e lidar com uma garotinha precoce que tende a se transformar em sobrenatural com ou sem o consentimento dos pais. Mas essa existência paradisíaca só dura até Lady Maccon receber uma convocação que não pode ser ignorada. Com o marido, a filha e uma companhia de teatro a reboque, a preternatural embarca em um navio a vapor para atravessar o Mediterrâneo rumo ao Egito. Só que ali há mistérios que surpreendem até mesmo nossa indomável heroína. O que será que a rainha vampiro da Colmeia de Alexandria realmente quer dela? Por que a Peste Antidivindade começou a se expandir de repente? E como Ivy conseguiu se tornar a atriz mais popular do império britânico, da noite para o dia?

Este livro foi cedido pela Editora Valentina, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora. 




Resenha:

“- Qual o objetivo da sociedade?
– Eu suponho que a base do Protetorado seja a busca da verdade e a proteção dos inocentes. Da forma mais educada e cheia de acessórios possível, claro.”

Este é o quinto e último livro da Série o Protetorado da Sombrinha, da autora Gail Carriger, por isso pode existir spoilers sobre os livros anteriores: Caso desejem ler as resenhas dos demais livros vocês podem ler aqui: Alma, Metamorfose, Inocência e Coração





Nos livros anteriores...
Nossa querida preternatural Alexia Tarabotti casou-se e tornou-se a Lady Maccon, descobriu alguns segredos sobre seus poderes e assumiu o cargo de Mujah do império Britânico, cargo onde ela tem as responsabilidade ao lado de um representante vampiro, o atual Potentado é seu amigo querido Lorde Alkeldama e do representante lupino de cuidarem dos assuntos sobrenaturais.

Não somente tem este cargo e essas responsabilidades, como com o casamento, ela se tornou uma mãe. E após cerca de dois anos do nascimento da pequena Prudence Alessandra Maccon Alkeldama, Alexia, vive na casa do vampiro que adotou sua filha (para que tanto ela como a criança não fossem mais caçadas pelos demais vampiros) e ao lado do marido coordena a alcatéia lupina, que não mais mora no campo, graças aos acontecimentos do quarto livro e sim se tornaram uma alcatéia de lobisomens em plena Londres Vitoriana.

Sim, as noites de Alexia, não são nadas simples ou tediosas.
Prudence se mostrou uma surpresa maravilhosa, com poderes ainda maiores do que sua mãe, ela possui uma alma e poderes de copiar qualquer poder sobrenatural ao seu toque. Que momentos fofos teremos com a filha do casal Maccon.

 “- Meus queridos, tática número oito, acho: rodear e fechar o cerco. Então, preparem-se, meus amores. Eu vou me aproximar. Todos os zangões se endireitaram e abriram braços e pernas, adotando posições similares a de lutadores, formando um círculo irregular em torno da cornija em questão. Todas as atenções se concentravam na menina, que mantinha a posição, inabalável. O velho vampiro se lançou rumo à filha adotiva.”


Mas como todos os demais livros dessa deliciosa série, não temos apenas momentos fofos, e sim Alexia nos leva a grandes aventuras, e dessa vez Eternidade é um adeus ao Protetorado da Sombrinha, e por isso, a autora nos leva a desvendar o ultimo grande mistério da série.

Desde o primeiro livro, os poderes dos preternaturais é envoltos em muitos mistérios, e especulações, e um nome é citado em todos os livros, sempre por trás de grandes problemas, assim como sua filha atualmente parece um imã para problemas, Alessandro Tarabotti, o foi no passado, e dessa vez algo que ele fez anos antes volta para assombrar a nossa querida Alexia, que parte em uma jornada para o Egito, onde ela precisará enfrentar terrores e algumas desilusões.

Com certeza é o livro onde temos mais reviravoltas, quando os segredos vão sendo desvendados, algumas certezas que Alexia sempre teve em sua vida, são jogadas por terra e ela vai precisar reaprender a viver sem algumas pessoas importantes no final de sua jornada.

Por ter muitos segredos, eu não posso falar muito da trama, mas fiquem atentos. É um livro que fecha uma história, e com isso nada é proibido, tudo pode acontecer! E que metamorfoses maravilhosas temos nesse livro <3

A trama gira em torno de um convite que chega a Alexia, um convite vindo de ninguém menos do que a Rainha Vampiro mais antiga do mundo, ela que não pode sair de sua colméia, no Cairo, Egito, pede que Alexia vá ate ela, e leve abominação (como é chamada a nossa querida mestiça adorável Prudence), e mesmo tendo recebido o aviso de Lorde Akeldama e do seu fiel mordomo Floote, a não ir, Alexia como sempre decidi ir, e com ela para essa jornada se une seu marido, filha e amiga, a sempre engraçada Ivy e sua família inteira e trupe teatral.

“- Deveria ir mais para o sul. As respostas às suas perguntas estão no Alto Egito, Srta. Tarabotti.”

Como alguns podem se lembrar, o Egito foi a terra natal dos Lobisomens que foram expulsos de sua terra ancestral por uma praga antisobrenatural, todos dentro de um perímetro tinham seus poderes sobrenaturais anulados e se tornavam outra vez mortais, isso fez com que os lobisomens procurassem outros lugares, deixando no Egito uma única colméia de Vampiros, cuja Rainha Matakara, é o ser mais antigo de todos.

Obviamente que toda essa praga pode estar interligada aos Preternaturais e com isso ao pai de Alexia, algo que ela pretende descobrir.

Com uma trama muito densa e cheia de recomeço para muitos personagens o livro de divide em duas narrativas, enquanto um grupo se encontra no Egito, os demais estão em Londres e lá acontecem muitas coisas, incluindo reviravoltas no destino do Beta da alcatéia de Londres, o sempre distinto Professor Lyall que vai precisar enfrentar as conseqüências de suas decisões do passado para proteger sua alcatéia e de Biffy, o membro mais novo deles, cujo destino será ainda mais interessante do que esperávamos.

“Quase tudo aquilo, supôs o janota, tinha a ver com companheirismo. E pode ter havido uma diminuta semente de amor. Só o broto, mas um amor afetuoso, em pé de igualdade, de um tipo que o filhote jamais sentira antes.”

Como um livro que fecha a história temos muitos momentos de emoção, alegrias e tristezas intensas, Alexia passará por tantas emoções nesse livro que nossa sem alma favorita perceberá que seu coração é capaz de sentir as mais grandiosas emoções mesmo sem alma.

“A Preternatural parou de considerar que a sombrinha lhe permitia saltar de um balão de ar quente. Parou de se sentir partida em duas e de achar que a alma, se tivesse uma, estava sendo puxada violentamente para baixo através de seus pés, por uma gavinha, por uma correte ligada ao homem lá embaixo.Ela já não sentia mais nada.”



Espero que todos tenham a oportunidade de ler esta série de livros tão adorável, que nos leva em uma jornada de aventuras, risos e nos apresenta personagens tão cheios de carisma e alma, principalmente a protagonista que pode não ter alma, mas é uma das melhores personagens que pode ter existido em todo o seu jeito pragmático e viciado em chás!

 Nota: Temos o terceiro membro do Protetorado da Sombrinha iniciado neste último livro, com isso temos os seguintes codinomes: Sombrinha Fru Fru, Touca Pufe e Mocassim Bicolor.
E finalmente Alexia ganha uma nova sombrinha, agora muito mais bonita que a que ela perdeu no último livro, e talvez mais mortal!

Até a próxima e excelentes leituras para todos.

12 comentários

  1. Olá! Eu amei conhecer essa série, que traz muito do que eu curto nas minhas leituras Esse mundo de fantasia, aventura, mistério e romance me conquistou e não vejo a hora de poder conferir tudo. É tão bom encontrar personagens tão cativantes que passam a fazer parte do nosso dia-a-dia. Tenho certeza que a leitura vai ser maravilhosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Elizete.
      Sim. Foi uma maravilhosa experiência esses livros. Amei muito. Espero que logo você possa os ler são magníficos
      Beijos

      Excluir
  2. Olá Vivian!
    Quando li a resenha do terceiro livro dessa série eu fiquei encantada com a genialidade da autora em criar esse universo. Que bacana esse cenário egípcio, e a evolução da pequenina Prudence. Pelo visto a base dessa família será fortalecida no decorrer dessa viagem. Já adicionei os livros à minha lista.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline.
      Sim, a autora foi muito feliz em trazer todo o glamour steampunk para essese livros
      Aventuras cheia de romance, suspense e muitas risadas.
      A família passou por muito nessa viagem final.
      Que ao ler eles tenha a mesma experiência fascinante que eu tive.

      Beijos

      Excluir
  3. Ai caramba agora quero ler! Não sabia que terminava nesse, tinha achado que eram 6 livros. Tô muito perdida xD
    Mas parece terminar muito bem e é uma série cheia de emoção. Gostei muito da protagonista e como ela parece ser uma personagem forte. Acompanhar essa jornada deve ser muito gostoso. Ter o fechamento pra uns personagens e começo pra outros nesse final deve deixar um sentimento muito bom e talvez até vontade de ver mais ainda dessas histórias. Parece daquelas séries que marcam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane
      Essa série vai ser realmente uma das minhas queridinhas
      Amei demais eles. Foi uma prazerosa jornada os ler.
      Que os possa ler em breve e se diviria os lendo

      Beijos. 😘

      Excluir
  4. Oi, Vivian!!
    Nossa dar para notar que esse último livro da Série o Protetorado da Sombrinha está recheado de reviravoltas e aventuras!! Estou com o primeiro livro para fazer a leitura e espero muito em breve começar a ler. E que bom que os livros dessa série estão disponíveis no Kindle unlimited para quem é assinante.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marta.
      Sim. Esses livros são maravilhosos.
      Aproveite que estão na plataforma do Kindle e leia todos.
      Ps: acredita que li pelo Kindle o primeiro? Só falta ele dos meus físicos agora 😍

      Beijos

      Excluir
  5. Olá Vivian!
    A conclusão dessa série tão exótica aparentemente não decepciona os leitores, o que torna uma tarefa dolorosa dizer adeus ao universo e aos queridos personagens da história. Essa ambientação egípcia deve dar um diferencial a mais para a investigação em curso, pois sempre quando há o Egito no meio já associamos com mistério e misticismo, né? Alexia demostra um evidente amadurecimento neste volume, ao passo que aos personagens secundários a autora também entrega um final coerente.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alison

      Sim, teve um sentimento agridoce ao ler e dar tchau a esses livros. Foi ótimo que se encerrou de uma forma digna, mas uma parte de mim esta aqui pronta para ler mais aventuras do Protetorado.
      Beijos.

      Excluir
  6. Oiii ❤ A cada resenha que leio falando bem desse série fico com mais vontade de iniciar sua leitura imediatamente! O que me chama mais atenção é por se tratar de uma fantasia de época. Essa premissa é muito original, nunca li um livro de época com fantasia.
    Quero muito saber quais são os mistérios que aguardam Alexia no Egito e o que a Rainha Vampiro quer com ela. Espero que no final tudo fique bem, tô fugindo de livros com finais tristes ultimamente rsrsrs ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rayane
      Leia eles assim que possível.
      A editora colocou ele nos Kindle para assinantes do Unlimited estão gratuitos. Eu amei eles.
      Digo que existe umas lágrimas que vão cair, porém no geral a muita alegria no final.

      Beijos

      Excluir