Coração? Protetorado da Sombrinha, 4 – Gail Carriger

2 de maio de 2019

Título: Coração? Protetorado da Sombrinha, 4
Autor: Gail Carriger
Páginas: 320
Ano: 2016
Editora: Valentina
Gênero: Literatura Estrangeira, Steampunk
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:   
Sinopse: Lady Maccon, a sem alma, está às voltas com uma nova conspiração, só que, desta vez, ela não é o alvo. Quando um fantasma enlouquecido revela que há um complô planejando um atentado contra a vida da rainha, a preternatural começa a investigar e segue uma pista que a leva a esquadrinhar, cada vez mais, o passado do marido. Como se não faltasse mais nada, ela ainda tem que lidar com uma irmã que resolveu participar do movimento sufragista (quanta ousadia!), o mais recente dispositivo mecânico de Madame Lefoux e uma praga de porcos-espinhos zumbis que mal lhe dão tempo de se lembrar de que, por acaso, está no oitavo mês de gestação. 
Será que Alexia conseguirá descobrir quem está tentando matar a Rainha Vitória, antes que seja tarde demais? Seriam os vampiros outra vez ou algum traidor em pele de lobo? E o que é, exatamente, essa criaturinha que resolveu aparecer no segundo melhor closet de Lorde Akeldama, na pior hora possível?

Este livro foi cedido pela Editora Valentina, porém as opiniões são completamente sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora. 

Resenha:

“Em nome da moda, protejo. Ajudo sem sair da linha. A verdade é o meu desejo. Juro pela grande sombrinha.”

Este é o quarto livro da Série o Protetorado da Sombrinha, da autora Gail Carriger, por isso existem spoilers sobre os livros anteriores: Caso desejem ler as resenhas dos três primeiros livros vocês podem ler aqui clicando nas imagens abaixo:



Nos livros anteriores... Nossa querida preternatural Alexia Tarabotti passou por muitas aventuras, deixou de lado um futuro como uma solteirona para se tornar esposa de um Lorde, que por acaso é o alpha da alcatéia lupina de Woosley, se tornou a Mujah da Rainha da Inglaterra, um cargo secreto e de posição de extrema importância para a nação e além de tudo isso, contrariando todas as expectativas para os seres sobrenaturais a nossa querida sem alma Alexia está para se tornar mãe.

No final do terceiro livro Alexia tinha feito as pazes com o marido a ambos estavam voltando para a Inglaterra para esperarem o nascimento do bebê inconveniente. E após alguns meses de relativa paz e onde o casal pode seguir com seus momentos de paixão e demonstrações de nudez, eles se preparam para uma grande guinada em suas vidas.


Em Coração, a trama principal acompanha Alexia, (que está muito grávida e enorme!) em uma jornada para desvendar uma possível ameaça à vida da Rainha. Sim! Nada menos do que uma ameaça misteriosa é o que acontece para tornar a vida de uma Lady Maccon de perna para o alto.

“Os fantasmas das cercanias de Londres aparentavam estar bem agitados e vinham aparecendo e desaparecendo, flutuando aqui e ali, sussurrando ameaças terríveis relacionadas a um perigo eminente.”

Um fantasma desconhecido entregou uma dica de que estão tentando matar a Rainha, então Alexia, com toda a sua personalidade carismática toma para si o dever de encontrar os responsáveis por essa ameaça e com isso, ela vai revirar feridas e segredos da antiga alcatéia de seu marido (que anos atrás tentou assassinar a soberana inglesa sem sucesso), e tudo isso enquanto precisa lidar com uma mudança de casa e segredos sobre onde está localizado seu atual quarto.

Coração é um livro muito divertido e cheio de aventuras, temos não somente uma investigação peculiar (e uma perseguição pelas ruas de Londres onde os mocinhos fogem de algo com tentáculos...) conduzida pela nossa querida protagonista como temos o nascimento oficial do Protetorado da Sombrinha com a iniciação de um segundo membro fora Alexia.

“- O Protetorado da Sombrinha?- Ah, que nome esplendido. Tão ornamentado! – Ela quase saltitava no canapé cor de alfazema, de tanto entusiasmo. – Eu vou ter que fazer um juramento, memorizar um código de conduta secreto e participar de algum ritual pagão ou coisa parecida? – Seu olhar ansioso deixava claro que ficaria muito decepcionada se não fosse esse o caso.- Ah sim, claro – falou Lady Maccon titubeou, tentando pensar em algo adequado para a ocasião.”

Também, podemos ver o quão complexa é a natureza de vários personagens, pois durante o livro, Alexia descobre não somente uma traição e manipulação como TRÊS, e de pessoas que jamais iríamos esperar (OK, eu já esperava isso de uma delas com certeza, suspeitava da segunda, mas da terceira fui pega de surpresa.)

É o livro que mostrou mais mudanças para o dia a dia da preternatural e sua alcatéia lupina e amigos. Já que um novo filhote lobo, o recém transformado Biffy, que antes de se tornar lobisomem, era o favorito zangão do vampiro e amigo de Alexia Lorde Akeldama, que não aceita essa mudança em seu destino de ex-futuro vampiro para lobisomem, temos então alguns momentos bem tristes de corações partidos.

Em contraponto a todo esse drama temos os peculiares momentos de descontração na narrativa, e muitos deles estão ligadas diretamente a gravidez de Alexia, que se ressente muitos dos dissabores da gravidez, principalmente estando tão perto do fim e dando a nossa sem alma favorita muitas dificuldades para andar, dormir e principalmente fugir! Seu humor se encontra muitas vezes um desafio para toda a alcatéia.

“Meses de treinamento haviam condicionado os criados dos lobisomens a atenderem as pressas à preternatural cada vez mais irascível e a descobrirem, sem exceção, que se a comida não chegasse de imediato, pelos podiam voar pelos ares ou, pior ainda, ela começava a chorar.”

Então podem esperar muitos momentos memoráveis para a leitura desse livro, muita diversão, o que eu posso adiantar talvez seja uma indicação que o próximo livro seja um pouco mais sombrio, notei que a autora tem feito um bom equilíbrio de tramas mais leves para depois nos jogar em algo mais denso e o nome do quinto e ultimo volume dessa série é Eternidade, o que me passa algo mais soturno quando pensamos em um mundo sobrenatural onde imortalidade pode ser uma benção ou tragédia.

Um grande acontecimento desse livro com certeza é a espera pelo nascimento do bebê inconveniente, e Alexia passa por muitas emoções desse livro e se podemos imaginar que isso vai ter algum impacto no bebê, vamos temer que Londres jamais será a mesma após o nascimento.

“Para Lady Maccon, aquela fora a gota d’agua. O Bebê-inconveniente dentro de si deu um chute de encorajamento quando ela avançou e golpeou com toda a força o tentáculo de mental com a sombrinha. - Genevieve! As Tortinhas de melado não!”


Vejo vocês muito em breve já que estou ansiosa para ler o último livro do Protetorado 😉😘



24 comentários

  1. Ah essa série, sou doida pra ler e parece ser bem gostosa de acompanhar. Nem imagino as dificuldades da protagonista nesse, estando gravida e com toda essa aventura! Parece ter umas boas reviravoltas e aquelas coisas pra descobrir e se surpreender, traições e investigação e muita correria. Pelo contexto da série já sei que iria amar e é bom ver que as emoções de cada livro só crescem. Muita diversão e coisa boa pra prender o leitor. Adoro isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiane, corra e aproveita que a Valentina colocou toda a série no Kindle Unlimited, você pode ler todos esses amores...

      Eu estou apaixonada por essa série. Tem de tudo um pouco. <3

      Excluir
  2. Oi Vivian,
    O Protetorado da Sombrinha é uma série que quero ler há bastante tempo e as vezes até me esqueço dela. Com um gênero ao qual não estou acostumada e uma história que mistura de tudo um pouco, Gail Carriger conseguiu inovar e promete uma trama bem envolvente. Alexia é uma mulher a frente de seu tempo e adoro isso, pois é certo que teremos uma protagonista independente, forte e determinada. Os mistérios da trama chamam atenção, assim como a inserção dos seres sobrenaturais na sociedade. Acho bem interessante que a autora intercala enredos mais sombrios com momentos mais leves, assim a leitura não fica repetitiva nem cansativa. E, certamente, o nascimento do bebê de Alexis será um grande acontecimento e já estou curiosa sobre o que virá a seguir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gislaine, a Gail conseguiu criar uma série de livros, que apesar de ser sobrenatural, tem um leve e divertido, mesmo quando aborda temas delicados e tensos.

      Estou apaixonada pela história de Alexia.

      Beijos.

      Excluir
  3. Oi! Na primeira vez que eu vi "Alma?" não imaginava que se tratava do primeiro livro de uma série e o que chamou a minha atenção foi a premissa da história e essa pegada steampunk, algo que eu nunca li e despertou meu interesse. Com o passar do tempo o livro estava há tanto tempo na wishlist que o interesse foi amenizando e até hoje ainda não li e sequer tenho na estante, mas saber que com os livros a história só vai melhorando e deixou essa ansiedade pelo próximo, me devolveu aquela curiosidade.
    Beijos, Adri
    http://www.eupraticolivroterapia.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dri.

      A trama desses livros são uma grande aventura, estou apaixonada por eles.

      Caso a vontade de os ler tenha ficado grande novamente aproveite, eles estão no Kindle Unlimited :D

      Excluir
  4. Todas as vezes que eu vejo uma resenha sobre o Portetorado da Sombrinha eu me lembro de como gostei da Alexia. Que personagem maravilhosa. Ela é demais, bem à frente do seu tempo. Eu só li até o segundo livro, preciso terminar a leitura dessa série.
    Nem posso imaginar como é a Alexia grávida. kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nil, Alexia é uma força da natureza! Grávida é ainda mais intensa.

      Estou apaixonada por essa série.

      Beijos.

      Excluir
  5. Vivian!
    Desde o lançamento dessa série que tenho a maior vontade de lê-la.
    Gosto dessa ficção futurista que mistura fantasia e bruxaria além de outro seres fantáticos, e claro, todo enredo e trama de amor que envolve a história.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy.

      Realmente uma série com personagens a frente de seu tempo e muito emocionante.

      Beijos.

      Excluir
  6. Olá Vivian!
    Estou embasbacada com essa série! Eu nao conheço a história mas se entendi bem temos um romance de época misturado com fantasia, sociedade secreta. Achei genial essa combinação que tem tudo o que eu adoro. Ah e sempre tem que ter uma traição envolvida não é? Tudo para tornar a história mais emocionante. Vou procurar saber mais sobre os livros mas adicionei na lista de leituras.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline.

      Exatamente, uma trama sobrenatural, porém vivida na epoca vitoriana, repleta de aventuras e emoções.

      se desejar, de uma olhada no Kindle Unlimited, todos os livros estão gratuitos para os assinantes.

      Beijos.

      Excluir
  7. Oi, Vivian
    Ainda não tive oportunidade de ler essa série. Mas cada resenha que leio dos livros estou ficando mais curiosa para conhecer.
    Tem muitas criaturas que gosto muito nessa trama vampiros, lobisomens entre outros. Alexia é uma personagem maravilhosa e agora carregando o bebê inconveniente, imagina como deve estar seu humor.
    Aguardando a resenha do próximo e último livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luana.

      A história é muita rica em personagens peculiares e sobrenaturais. Sem contas as emoções e aventuras.

      Logo, logo chega a resenha do último, mal posso esperar para o ler.

      Beijos.

      Excluir
  8. Oi, Vivian!!
    Adorei a resenha e devo confessar que peguei Alma? para ler pelo kindle unlimited e que grata surpresa a minha quando descobrir que toda a série O Protetorado da Sombrinha estar para ler de graça pelo KU!! Essa série é uma das que mais quero ler e agora vou fazer isso pelo app da kindle!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marta, não é incrível? Amei, quando soube que a Valentina colocou eles no KU, nem precisa dizer que logo chega a resenha do ultimo. :D

      Excluir
  9. Olá Vivian!
    Essa obra me lembra um pouco a trilogia As Peças Infernais, porém com uma pegada mais adulta. Gosto quando um autor sabe equilibrar a história entre momentos calmos e agitados, pois assim o leitor não fica com a impressão de que há uma apelação para tornar a trama mais interessante. E usando deste artifício Carriger vai ampliando seu universo sobrenatural ao mesmo tempo que foca no amadurecimento dos personagens, que devem ficar preparados para a escuridão que se aproxima. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alison, a Gail, tem um estilo de escrita muito fluido, começamos a ler e nem percebemos as horas passando. As tramas delas vão ficando cada vez mais intrigantes.
      Beijos.

      Excluir
  10. Olá! Conheci essa série aqui no blog e foi amor a primeira vista, a história todo me conquistou, pena que ainda não tive tempo para começar, mas sem dúvida está na minha meta para 2019. Vou amar acompanhar tantas aventuras, emoções, mistérios e diversão, não tem coisa melhor né?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elizete, estou apaixonada, e já me sentindo meio orfã com o final da série.
      Ela é adorável.
      Espero que logo possa ler esses livros lindos.

      Beijos.

      Excluir
  11. Oii!
    Eu podia jurar que esses livros eram uma trilogia e não uma serie! Eu sempre fiquei meio em dúvida com relação a esses livros, colocava e tirava da lista TODA hora. Fico muito indecisa porque não tenho certeza se realmente vale a pena pra mim sabe? Mesmo lendo sua resenha (meio por cima só, evitar spoilers caso eu resolva ler depois) e você tendo dito que achou divertido e tal eu fico no "será?" porque nunca li nenhum livro de epoca. E aí, você recomenda mesmo pra mim? Acha que eu devo começar por outros livros, quem sabe algum unico de epoca pra ir me acostumando e tal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rena, eu super compreendo sua dúvida, quando não temos hábito de ler um estilo, ficamos sempre em dúvida.
      Porém, eu realmente recomendo o Protetorado da Sombrinha, de preferência se você gosta de histórias, que tenha uma dose de comédia, pois mesmo tendo ação, investigações e romance, o tom dos livros sempre é mais para o leve, os protagonistas tem muito bom o humor. Quando fica sombria a trama, ela fica, mas de resto ela é leve e divertida. Mas é um livro para quem gosta de universos fantásticos.
      Agora um livro único não me vem a mente nenhum (Detesto quando isso acontece, depois vou lembrar de vários.), mas se você começar a ler Alma. que é o primeiro livro da série e está inclusive no Kindle Unlimited, você terá uma experiencia completa, apesar de ser uma série as tramas dos livros são encerradas em cada um deles, com leves ganchos para as continuações.
      Se aventure e leia, e espero que goste.

      Beijos.

      Excluir
  12. Oiii ❤ Sempre tive curiosidade pra saber sobre o que se tratava essa série, mas nunca procurei saber mais sobre. Lendo agora a resenha esses livros parecem ainda melhores do que eu tinha imaginado ❤ Com certeza, vou acrescentar todos os livros da série nas minhas próximas leituras ❤
    Faz tempo que não leio livros de fantasia, estou com saudade desse gênero. Creio que esses livros vão ser perfeitos pra acabar com essa saudade rsrsrs ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayane, eles vão ser perfeitos. É uma série muito bem escrita e divertida. Eu já estou com saudades dos personagens.
      Aproveita que eles estão no Kindle unlimited, leia e venha conversar sobre eles.

      Beijos.

      Excluir