O Beijo das Sombras - Richelle Mead

Título: O Beijo das Sombras - Academia de Vampiros, 1
Autor: Richelle Mead
Páginas: 320
Ano: 2010
Editora: Nova Fronteira
Gênero: Fantasia, Jovem adulto, Literatura Estrangeira, Romance
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon | Saraiva
Nota:  
Sinopse: Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade.

Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola.

Mas isso é só o começo. Em O Beijo das Sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar?

Richelle Mead dá uma nova face à literatura vampiresca com este romance: mais ácida, apimentada e inteligente do que nunca, a saga dos Moroi e seus guardiões surpreende pelas reviravoltas e pela ousadia desses cativantes personagens.

Resenha: 

O livro fala basicamente sobre Rosemarie Hathaway,  e Vasilisa Dragomir. Rose e Lissa são amigas desde sempre!

Lissa é uma Moroi, uma vampira e Rose, é uma Dampira, que é o resultado da união de um Moroi com um Humano ou com outro Dampir.

Os Dampiros são os guardiões dos vampiros, eles possuem a força destes, mas não precisam viver de sangue e não têm problema nenhum com a luz do sol.

Os Moroi são sensíveis à luz do sol, bebem sangue e fazem magia.  São os "vampiros bonzinhos" da estória...bom, mais ou menos né, já que em todo canto existem os bons e ou maus.

Existem os Strigois, e é por isso que os vampiros precisam de guardiões. Os Strigois são os vampiros maus da vez, matam por matar, e não interessa se é humano Dampir ou Vampiros, o negócio é matar.

Lissa é uma princesa, a única ainda viva de sua família, que faz parte das doze famílias mais influentes da sociedade vampiresca. Dito isso, sabemos que a menina precisa ser morta né. Então ela foge, o livro começa com ela e Rose fugindo a mais de um ano, então elas são encontradas por Dimitri, um guardião russo, e um Deus, segundo dizem na escola.

De volta à escola, a vida delas complica demais, elas precisam reconquistar seu espaço perdido na hierarquia estudantil (juro que nunca vou entender esse drama todo...), precisam reconquistar amizades, que ao meu ver, se precisam ser reconquistadas, não são amizades de verdade, mas, né... precisam se proteger porque alguém está perseguindo a princesa. Ela tem um dom muito raro, que é o dom da cura e isso a faz ainda mais importante, ninguém sabe, ou é isso o que elas pensam porque animais mortos ou à beira da morte são colocados sempre no caminho de Lissa.

As meninas têm uma ligação e isso faz com que Rose "sinta" alguns dos sentimentos de Lissa, sabendo, assim quando a outra está em perigo e isso as ajuda muito quando o perigo realmente surge, mas que ninguém parece acreditar em um perigo real, afinal elas já fugiram uma vez, ficaram meio que desacreditadas, com razão né!

Então, quando o perigo surge e amigos se mostram não tão amigos, como sempre, o menos esperado é que está traindo, Rose precisa da ajuda de Dimitri para salvar a princesa dos amigos traidores, dos inimigos e dos Strigois.

E, eu paro por aqui porque não vou dar mais detalhes não!!!!

Fiquei curiosa para ler o livro porque assisti o filme e não gostei...achei-o fraco demais, mas gostei da estória por trás das falas forçadas e dos atores fracos. Então resolvi tirar a prova e ver se o livro é melhor, o que sempre acontece né. Pois bem, o livro é melhor do que o filme, bem melhor, mas não me conquistou plenamente, ou ainda não, já que tenho mais alguns pela frente. Achei o livro bem mediano, não sei dizer bem o que me incomodou, talvez eu tivesse criado expectativas demais já que é uma série tão falada, mas esperava mais.

A Lissa é uma vampira fraca que precisa ser protegida de tudo e de todos e a Rose é uma adolescente arrogante e narcisista, o que é bem "nada a ver" porque ao mesmo tempo que ela é assim também se doa inteiramente à amizade e à proteção da sua amiga.

Porém, é uma leitura que eu vou prosseguir e eu recomendo para quem gosta do tema sobrenatural, dos vampiros e dos dramas escolares.

Li em ebook e nele não encontrei erros, não vi muita referência à mocinha na capa, achei meio incoerente a capa com o contexto. As meninas têm 17 anos e a moça da capa é mais velha, imagino que seja para ser a Rose, já que Lissa é loira, ainda assim, para mim, não fez sentido!


9 comentários

  1. Oi Denise, fiz o mesmo caminho que você com essa história, assisti o filme, que é fraco mas curti e fiquei bem curiosa sobre a história dos livros, e na época eu tava numa pegada de ler muitos livros de vampiro e comprei logo a coleção completa haha, houveram altos e baixos mas curti muito a série de um modo geral e a escrita da autora é envolvente e espero ter a oportunidade de ler outras séries dele :)

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de temas sobrenaturais, principalmente quando correlacionados com vampiro. Inclusive já conhecia esta série, e já tive interesse de ler uma vez, mas lendo algumas resenhas imaginava que a estória não fosse tão cativante, quanto você descreveu ser. Gosto muito de livros com dramas escolares, e por isto acredito que irei gostar desta estória.

    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Essa série é ótimo!! É uma das minhas séries favoritas. Continua lendo sim, porque o próximos livros já são melhores, e os três últimos são perfeitos!
    Esse realmente é o livro mais fraco da série, mas essa história é ótima, e vale muito a pena continuar. E não tem nem como falar daquele filme, ele é horrível!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Sempre leio bons comentários sobre essa série e tenho certeza de que é bem interessante, já que trata de vampiros, sobrenatural e dramas juvenis.
    Mas, ainda assim, não me desperta interesse. Quem sabe, em outro momento.
    Gostei da resenha.
    Obrigada pela indicação.
    Espero que continue a ler a série e a gostar!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Olá Denise! Eu já li essa série e o spin off dela também: Bloodlines (laços de sangue). EU sou apaixonada pela escrita da Rechelle, ela conseguiu abordar o tema vampiros sem tornar a história clichê. Os dois primeiros livros são mais introdutórios na minha opinião, para familiarizar o leitor com os Dampir, Moroi e Strigoi, mas também tem romance, ação. Sou suspeita para falar pois AMO essa série. Como não se apaixonar por Dimitri Belikov (não me lembro como escreve rsrsrs). EU também super indico essa série. Beijos
    PS: O filme é uma porcaria mesmo

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre vejo bastante gente elogiar essa série (só os livros, porque o filme é uma porcaria). Mas justamente porque eu assiti o filme e odiei, eu tenho medo de começar a série. A premissa é bem interessante, e bem diferente da maioria dos livros de vampiro que li. É uma pena que esse livro seja apenas mediano, espero que os próximos melhorem...
    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  7. Oi! Não sabia que tinha o filme desse livro hahaha Mais desinformada que eu não tem. Apesar de ter enjoado um pouco de histórias de vampiros, gostei bastante de proposta. Beijoss

    ResponderExcluir
  8. Olá, assisti a adaptação e também fiquei com vontade de ler a série, pois todos falavam que era incrível. Pela resenha vejo que a autora criou um universo muito bem construído, não deixando a trama clichê (pois o que mais tem são livros de vampiros). Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Gostei do livro, já tinha visto ele porém não parei para ler a resenha. A trama é muito interessante, tem uma fantasia sobrenatural bem diferente. Com certeza irei buscar mas sobre ele!

    ResponderExcluir