Nova Parceria: Rodrigo Fonseca



Hoje o Blog traz uma parceria mais que especial! Parceria com cheirinho de bolo quente! Sim! Estréia do querido Autor Rodrigo Fonseca com sua obra que vai dar o que falar: Projeto 94. E nós saímos na frente e viemos contar a vocês tudo que conseguimos saber sobre esse Baiano de Sampa com uma entrevista super descontraída que ele nos concedeu. Confira!



Curiosidade de Leitor... 

Conhecendo Projeto 94 e o Autor Rodrigo Fonseca.


1 - Como surgiu a ideia para o livro Projeto 94?

R: Foi bem curioso. A ideia veio enquanto ouvia a música "If God Was Onde Us" da Alanis Morissette, que fala sobre se Deus fosse como um de nós e aí pensei em fazer uma história falando o oposto, se nós humanos tivéssemos poderes. Aí fui montando a história na minha cabeça de acordo com experiências pessoais e também coisas que sempre quis aprender, estudei alguns fatos históricos que poderiam servir com pano de fundo para a história, outra cultura onde seria possível minha história se desenvolver com maior facilidade e de um jeito que fosse juvenil e adulto, que fizessem os jovens refletirem e que misturasse humor, ação, aventura, suspense, romance - elementos essenciais para uma boa história. E também assisti alguns filmes sobre o assunto.


2 - Em alguns trechos, na primeira impressão do livro, principalmente na descrição do laboratório e do pai de Jake, eu me senti dentro do laboratório da Erudição em Divergente. Pôde-se considerar que essa obra foi percursora para criação de Projeto 94? Caso não seja, qual foi sua maior fonte de inspiração para criação dessa obra?

R: Preciso dizer que amo a saga Divergente, mas o livro foi escrito antes de conhecer a história maravilhosa da Tris e Quatro. A inspiração para a Genetic Corporation e os demais locais onde se passa a história veio da pesquisa mesmo, pesquisei como são normalmente esses lugares e depois usei a imaginação para ampliar esses ambientes. Mas o laboratório da Genetic também me lembra o laboratório do filme Gattaca, que vi depois em um trailer do livro que um fã fez. Fico muito feliz também que te lembrou o laboratório da Erudição.


3 - Li a respeito de Projeto 94 em alguns Blogs e um deles afirma que esse é o primeiro livro de uma saga de 12 livros. Por favor, nos conte se isso é verdade! Quantos livros podemos esperar depois desse? 

R: Quando concebi a história era para ser uma duologia, mas quando estava terminando o livro 2 (que atualmente já está pronto) vi que seria necessário mais um, então a história será uma trilogia, o terceiro livro já está pronto na mente, só transcrever agora. Sobre a trilogia virar uma saga de 12 livros não fiz esse plano, mas tudo é possível, é um história com muitas possibilidades.


4 - Você possui uma linha de escrita muito fluida e isso fez com que eu devorasse as primeiras 72 páginas do livro em 3h, já temos no forno alguma outra história além de Projeto 94 e suas continuações? 

R: Temos o segundo livro já pronto, o terceiro irei transcrever. O segundo livro é avassalador em termos de histórias, reviravoltas e acontecimentos. Os leitores betas que já leram disseram que superou o primeiro. Também tenho outras histórias com as sinopses já prontas para depois do término da trilogia, tem suspense, terror, fantasia, um sobre zumbis e romance.


5 - Quando escreve, você já tem em mente tudo que quer por no papel ou a inspiração surge e conforme escreve tudo acontece?

R: Normalmente não faço rascunhos, nem na época da escola era assim, sempre fazia as redações direto e isso permanece até hoje. A ideia vem, sento, começo escrever direto e outras vão surgindo. Mas geralmente o total já tenho em mente, aí os detalhes vão surgindo enquanto escrevo.

Queremos saber do livro, mas também queremos conhecer o autor, para isso, as próximas perguntas serão para entrar em sua vida, nos permite?

R: Claro! (risos)


6 - Se sua vida fosse um livro, qual seria o tema?

R: Um romance, mas cheio de ação e aventuras (risos) Sou apaixonado pela vida, por escrever, por viver e por isso sempre tenho histórias para contar. Possíveis títulos: A Fantástica Fábrica de Sonhos de Rodrigo Fonseca ou O Curioso Caso de Rodrigo Fonseca (risos).


7 - Qual sua idade, onde nasceu, em quais lugares já morou e onde mora atualmente?

R: Tenho 27 anos, nasci na Bahia, mas minha família se mudou para São Paulo quando tinha 8 anos, já morei no Ceará por dois anos fazendo um trabalho voluntário e atualmente moro na zona sul de São Paulo. Mas meu sonho é viajar o mundo!


8 - Você se dedica 100% a carreira de autor ou possui aquela vida dupla de agente secreto? Caso possua, diga-nos qual sua formação.

R: Tenho uma vida tripla! Sou formado em Publicidade e Propaganda e trabalho na área, como Assistente de Comunicação de uma ONG que atende 4 mil pessoas carentes em situação de vulnerabilidade social na zona sul de São Paulo, a Vivenda da Criança. E além de escritor, sou blogueiro também, tenho um blog chamado Vitamina Livros.


9 - Há quanto tempo você escreve e qual sua maior inspiração na literatura?

R: Escrevo desde o ensino fundamental, lembro que escrevia novelas nos meus cadernos de brochura na época da escola, depois escrevia peças de teatro no ensino médio. Minhas inspirações são muitas, amo os autores de distopias: Marie Lu, James Dashner, Suzanne Collins, Veronica Roth, Cassandra Clare, Scott Westerfeld e por aí vai. Autores de outros gêneros também me inspiram como André Vianco, John Green, Nicholas Sparks, José de Alencar, Machado de Assis, Clarice Lispector e lista é gigante!


10 - Aquela perguntinha constrangedora dos tios descolados no natal: como vai o coração?

( ) anda crushando alguém

( ) são muitos contatinhos

(x) está solteiro

( ) está enrolado

( ) amando e sendo amado


Bate bola com Rodrigo...


Meu signo é: Libra

Eu acredito em/que: todos os nossos sonhos podem tornar-se realidade se tivermos coragem de persegui-los.

O que eu mais quero é: ser um autor reconhecido e viver só da escrita.

Nunca fico sem: comprar e ler livros e assistir séries.

Minha comida preferida é: Lasanha.

Minha cor favorita: Azul.

Minha maior paixão: Minha família e minha coleção de livros.

Sou grato: a minha mãe porque ela é uma mulher guerreira e batalhadora, que acreditou no meu sonho e me incentivou a realizá-lo.


11 - O que podemos esperar do Rodrigo como Autor daqui pra frente, quais são seus projetos para 2017?

R: Pretendo lançar o livro 2 de Projeto 94, terminar o livro 3 e escrever uma história de suspense que já estou desenvolvendo também.


Gostou?
Quer ficar por dentro de qualquer novidade?

Siga o Rodrigo no Facebook, Intagram, Twitter e em seu Blog Vitamina Livros.
Contato: rodrigofonseca.job@gmail.com


Para adquirir um exemplar e receber aí na sua casa é muito simples, clique aqui e compre já o seu!




Nenhum comentário

Postar um comentário