Resenha: Cidade das Cinzas (Os Instrumentos Mortais, 2) - Cassandra Clare

Autor: Cassandra Clare
Páginas: 406
Ano: 2008
Editora: Record
Gênero: Aventura, Fantasia, Ficção, Jovem adulto, Literatura Estrangeira
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon, SaraivaSubmarino
Nota:         
Sinopse: Clary Fray só queria que sua vida voltasse ao normal. Mas o que é “normal” quando você é uma Caçadora de Sombras assassina de demônios, sua mãe está em um coma magicamente induzido e você de repente descobre que criaturas como lobisomens, vampiros e fadas realmente existem? Se Clary deixasse o mundo dos Caçadores de Sombras para trás, isso significaria mais tempo com o melhor amigo, Simon, que está se tornando mais do que só isso. Mas o mundo dos Caçadores não está disposto a abrir mão de Clary — especialmente o belo e irritante Jace, que por acaso ela descobriu ser seu irmão. E a única chance de salvar a mãe dos dois parece ser encontrar o perverso ex-Caçador de Sombras Valentim, que com certeza é louco, mau... e também o pai de Clary e Jace.

.Resenha: Segundo livro da saga Instrumentos Mortais, ( Para ler a resenha do primeiro livro, clique aqui) ,Cidade das cinzas vem com enredo mais detalhado sobre o mundo criado por Cassandra Clare. Jace e Clary acabaram de descobrir que são irmãos uma notícia que devastou os protagonistas já que estava surgindo um romance entre o casal, e para piorar toda a situação o pai deles,Valentim Mongentern, retorna e com isso, as crianças do submundo começam a aparecer mortas. O plano de Valentim é livrar o mundo dos seres do submundo e dominar a clave, por isso, a ameaçada Clave se muda para Nova York para ficar perto do filho de Valentim, pois para eles acham que Jace está por trás de toda a maldade cometida por seu pai, e o põe sob o controle dos  irmãos do silêncio. Quando a espada mortal é roubada, as desconfianças caem em cima de Jace, e juntamente com Clary, Simon, Alec e Isabelle, eles tetam provar sua inocência e descobrir os planos do Valentim.
“Eu me lembro de quando você falava que crescer acontece quando você olha para trás e percebe que há coisas que gostaria de poder mudar. Acho que isso significa que eu cresci.”
Esse livro, como disse acima, foi que expandiu o todo esse mundo para mim já que, no primeiro - Cidade dos ossos - foi uma coisa mais resumida. Conhecemos mais a fundo os Lightwoods, principalmente a Maryse, a mãe de Alec e Isabelle, e Max o irmãozinho caçula, que é uma fofura. Uma coisa também que se desenrola é o já obvio triângulo amoroso entre Jace, Clary e Simon, pois Clary decide namorar o amigo como forma de esquecer o irmão, um namoro meio fraquinho já que claramente eles funcionam melhor como amigos, entretanto, foi legal a Cassie abrir essa possibilidade.
"Beijar Simon era agradável. Era uma espécie de suave e agradável, como deitar em uma rede em um dia de verão com um livro e um copo de limonada."
Acho que o mais legal foi a evolução de Simon, o fato dele ser um personagem meio atrapalhado e bobo no primeiro livro e se tornar uma pessoa corajosa e forte no segundo. Contudo, a atração que Clary sentia por Jace era inegável e esse relacionamento com Simon era uma forma de esconder esse sentimento  proibido. Enquanto isso, Valentim seguia com seu plano de liquidar os seres do submundo e por isso, eles se unem  aos protagonistas para a acabar com planos do vilão.



Esse segundo livro,  de uma série de seis, vem confirmar o grande talento de Cassandra Clare e mostrar que ela veio para marcar o mundo literário. Para quem não sabia, Cidade das Cinzas seria o penúltimo livro da saga e Cidade de vidro encerraria toda a história, por isso esse livro tem todo um suspense quanto as intenções de Valentim, e o final deixa um gostinho de "quero mais" no leitor e que te faz correr para ler o outro. Graças a Raziel, Cassie não parou por aí e três outros maravilhosos livros foram escritos, além dos spin-offs. Então, se você gostou do primeiro livro, com certeza vai amar esse e se você ainda não leu, corra pois não sabe a saga maravilhosa que está perdendo.

  Beijinhos e até a próxima resenha!

Um comentário

  1. Oi Cinthia,

    Estou acompanhando essa série e o próximo você vai adorar, várias revelações e um final de tirar o fôlego. Também gostei do crescimento do Simon, de como ele saiu de ser coadjuvante e ganhou mais destaque. Nos próximos eu acho que ele vai crescer ainda mais.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir