Resenha: Cidade dos Ossos (Os Instrumentos Mortais) - Cassandra Clare

Autor: Cassandra Clare
Páginas: 469
Ano: 2010
Editora: Galera Record
Adicione: Skoob


Sinopse: Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.




Resenha: Clarissa Fairchild ou simplesmente Clary Fray, viveu a maior parte de sua vida no Brooklyn, Nova York, e tem uma vida normal igual a toda adolescente. Ela mora com a mãe, Jocelyn e possui uma amizade de infância com Simon Lewis, a quem confia todos seus segredos.
Em uma noite, Clary e Simon decidem entrar em uma animada boate chamada Pandemônio. Nesse lugar  ela presencia o assassinato de uma homem por um grupo de adolescentes cobertos de tatuagens. Assustada com o ocorrido e perplexa com o fato de Simon e o segurança não conseguirem enxergar os assassinos, Clary tenta impedir o homicídio mas o esforço é em vão. O grupo de adolescentes fica surpreso com o fato de uma simples "mundana" conseguir os enxergar e sugerem leva la a uma pessoa que ela nunca ouvi falar e a um lugar que eles chamam de Instituto, entretanto do nada eles somem deixando Clary falando sozinha.

Imagem da Série

 Dias depois, Jace Wayland um dos adolescentes tatuados, decide ir ao encontro de Clary e esclarecer algumas coisas mas no meio da conversa, ela recebe uma ligação muito suspeita de sua mãe e decide sair correndo ao seu encontro e Jace a segue. Quando chega em casa encontra a mesma toda bagunçada, sua mãe desaparecida e uma coisa monstruosa: Um demônio.
Após uma pequena batalha, com sorte, Clary consegue matar o demônio. A partir desse momento, ela nunca mais seria a mesma.

Clary foi apresentada ao mundo dos Caçadores de Sombras, um mundo em que ela sempre pertenceu, mas nunca teve ideia. Mistérios envolvem a vida dessa menina, segredos que apenas sua mãe e um amigo que é como um pai para Clary (Luck) sabem. Com a ajuda de Jace, Clary parte em busca de respostas de seu codificado passado e o paradeiro de sua mãe e acaba descobrindo coisas que nunca pensou que fossem reais.

Instrumentos Mortais Cidades dos Ossos é o primeiro livro da série escrita por Cassandra Clare. Me surpreende o fato que a autora soube construir um mundo fantasioso rico em detalhes e histórias envolvendo os personagens, que despertaram minha curiosidade. Me vi a cada página ansiosa pelo desenrolar dos acontecimentos e pelo desencantamento de um romance entre Jace e Clary. Jace com seu sarcasmos e convencimento, me arrancou boas risadas. Esse jeito dele deixou até os momentos complicados, mais leves.

"Dorothea: Eu não li suas folhas de chá, menino? Por acaso você já se apaixonou pela pessoa errada?
Jace: Infelizmente, Dama dos Refugiados, meu único e verdadeiro amor permanece sendo eu mesmo.
Dorothea: Pelo menos, você não precisa se preocupar com a rejeição, Jace Wayland.
Jace: Não necessariamente. Eu mesmo as vezes me dispenso, só para manter as coisas interessantes." 

"Significa: Caçadores de Sombras: Mais bonitos de preto do que as viúvas de nossos inimigos desde 1234."

"Aquelas garotas do outro lado do vagão estão encarando você. Jace deu um olhar afetado - Claro que estão - ele disse - Sou extremamente atraente."
Imagem da Série


 É interessante ver Clary amadurecer, assumir responsabilidades e libertar a mulher corajosa que há dentro dela. Tudo é muito novo, mas ela é decida e firme principalmente em relação a achar a mãe. E não pense que seu amigo, Simon, ficou fora dessa. Ele ainda faz parte de sua vida, lhe da apoio e acaba competindo pelo seu coração junto com o nosso loiro natural (Depois entenderão a referência) Jace.

O fechamento do livro me fez ansiar pela leitura do próximo. Apesar das quantidades de páginas e de detalhes no livro, (o que para alguns pode ser massante) quando menos percebi estava no fim de tão envolvente é a história. Quanto mais eu conhecia o mundo dos Caçadores de Sombras e Seres do Submundo (Sim! Tem Vampiros, Fadas, Lobisomens, Feiticeiros...) mas detalhes eu queria. Super recomendável para aqueles que gostam de Aventuras Fantásticas, esse livro vai deixar você roendo as unhas e assim como eu, ansiosa para devorar os outros.

 A saga tem:

  • 6 livros
Instrumentos Mortais Cidade dos Ossos
Instrumentos Mortais Cidade das Cinzas
Instrumentos Mortais Cidade de Vidro
Instrumentos Mortais Cidade dos Anjos Caídos
Instrumentos Mortais Cidade das Almas Perdidas
Instrumentos Mortais Cidade do Fogo Celestial



  • Spin Offs 
As Peças Infernais: Anjo Mecânico
As Peças Infernais: Príncipe Mecânico
As Peças Infernais: Princesa Mecânica


 


As Crônicas de Bane



O Codex dos Caçadores de Sombras


 E o Spin Off mais recente: Artifícios das Trevas: Dama da Meia Noite



  • 1 Filme 
Instrumentos Mortais Cidades dos Ossos. Estrelado por Lily Collins e Jamie Campbell


  • 1 Série de tv : Shadowhunters: The Mortal Instruments 


Há uma infinidade de histórias e acontecimentos dentro do mundo criado pela Cassandra Clare. Se você ainda não começou, sugiro que corra pois a promessa é esse mundo crescer ainda mais.

26 comentários

  1. Juro que já tentei ler esse livro. Antes mesmo de ser modinha, mas não fluiu para mim, o filme eu gostei muito mais do que o seriado, horrível ele. Mas gostei bastante da sua resenha. Parabéns.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Acontece! As vezes não bate a afinidade.
      Fico feliz que tenha gostado da minha resenha. Beijos!! 💋💕❤🐝

      Excluir
  2. Incrivel como não consigo sentir interesse por essa série, mesmo tanta gente amando, quanto mais as pessoas gostam mas eu me afasto dela. kkk
    Achei o filme bem legalzinho, mas não tão legal para fazer eu me interessar em ler os livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é! Minha afinidade não bate de jeito nenhum com "50 tons de cinza". As vezes não rola...
      Beijos 💕❤💋😍🐝

      Excluir
  3. Oiee

    Eu fiquei tão empolgada com as resenhas desta série que fui e comprei quase todos os livros, porém acabou que não fluiu para mim, parei no primeiro.
    O filme eu ainda não assisti mas pretendo.
    Gostei da sua resenha, ótima!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita! E o que fez com os outros!? Kkkkkkkk
      Obrigada pelo carinho, Fernanda. Beijo 💕❤💋😍🐝

      Excluir
  4. Olá, tudo bem??

    Eu fiz um esforço enorme para ler, antes de todo mundo começar a falar, porque eu gosto da sinopse e da ideia central do livro, mas, é uma série enorme e alguma coisa nos livros não me atraiu nem um pouco. Estranho, gostar da sinopse e se decepcionar tanto com os livros...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem e você?
      Tenho recebidos muitos comentários relacionados. Realmente as vezes não rola e a leitura não flui. Acontece!
      Beijão!! ❤💕😍💋🐝

      Excluir
  5. Olá! Já conferi diversas resenhas sobre esse livro, já estou curioso para acompanhar essa série. Sua resenha me deixou ainda mais com vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que bom!! Espero que goste! 😘💋😍💕❤ Beijos!

      Excluir
  6. Olá,

    Bom os sentimentos são diversos em relação a esse livro. Primeiro porque eu simplesmente amei a história, embora tenha demorado conseguir pegar essa leitura, mas depois que comecei não larguei mais as obras da Cassie. Adorei o mundo criado pela autora, os personagens tão bem construídos e só lhe garanto que você vai gostar cada vez mais dessa história.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Até o momento li até o 3° e já estou amando esse mundo. A Cassie é incrível! Espero que fique cada vez melhor.
      Beijão! 💋😍❤💕😘🐝

      Excluir
  7. Olá, muito boa sua resenha.
    Eu gosto da série, mas confesso que acho a Clary meio chata e sem graça.
    Gostei muito dos spin offs, e achei a série de TV muito fraquinha. A interpretação de alguns atores deixa muito a desejar hehe
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito Obrigadaa ❤
      Sim, a Clary é meio sem gracinha mesmo! Kkkk mas para o negócio é MALEC KKKKK ok, isso e outras coisas que envolve o mundo criado pelo Cassandra.
      A Série... hum... tem interpretações boas e ruins para mim. Joguei no ar kkkkk
      Beijos! 😍💋❤🐝

      Excluir
  8. Eu adoro tanto o universo de Instrumentos mortais, e sou apaixonado pela escrita da Cassandra.
    Eu tenho aqui a segunda saga As peças infernais e estou louco para ler, espero que seja tão boa quando Instrumentos <3
    Parabéns pela senha :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pedro Augusto!
      Dizem que os Spin offs são melhores.
      Também sou apaixonada por esse mundo e estou ficando cada vez mais envolvida.
      Fico feliz que tenha gostado da minha resenha. Um beijo 💋💕❤🐝

      Excluir
  9. Oi, Cinthia
    Quando o livro possui bastante detalhes pode ser massante mesmo para alguns leitores, eu já nao tenho muito problema com isso. Mas também tudo depende de como é desenvolvido. Que bom que você adorou a leitura.
    E confesso que nao tenho vontade de ler a série, somente ver os filmes.

    ResponderExcluir
  10. Oi Cinthia,
    adoro o mundo criado por Cassandra Clare, achei maçante apenas um deles (nem lembro qual). Apesar de amar Os Instrumentos Mortais, prefiro As Peças Infernais, Tessa, Will e Jem me tiraram soluços e suspiros :D
    Amei os quotes que vc escolheu, eles retratam o Jace muito bem, coisa que o filme não conseguiu, pois o deixou parecendo muito arrogante, quando era pra ser um sarcasmo.
    Estou amando a série.

    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  11. Oi, Cinthia! Muito bom pra mim ler a sua resenha. Esse é o único livro da Cassandra que eu tenho e tenho faz tempo, viu, mas nunca me animei a ler. Eu ainda não sinto aquela coisa "Nossa, eu TENHO que ler", mas gostei de saber mais sobre o livro. Vamos ver quando a minha vontade surge de vez, né.
    Bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  12. Oi
    Tudo bom?
    Eu li os três primeiros livros da série, e adorei!
    Mas quando fui ler o quarto, já não consegui me envolver da mesma maneira.
    Apesar de adorar a escrita da autora, e o universo criado, eu meio que enjoei, para mim a primeira trilogia era suficiente, mas parece que ela não larga a história né?
    Adorei sua resenha, e concordo com todos os seus pontos.
    Bjos

    Every Little Book

    ResponderExcluir
  13. Oie, Cinthia!
    Eu tenho os três primeiros volumes (e o primeiro de As peças infernais) e já li dois deles, mas acho que perdi um pouco o ritmo. Sem contar que a Cassandra escreve muito! Já está na terceira saga que envolve os caçadores e não parece que vai parar por ai.
    Pretendo retomar a leitura, mas sem uma previsão no momento, infelizmente.
    Ah, bem-vinda ao "seleto" grupo de mundanos que possuem a visão!
    Beijinhos
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir
  14. Eu também amo essa série! Amo mais o Jace dos livros do que da série de TV, acho que você deve ter gostado também, já que lembrou do loiro natural haha. Eu desanimei um pouco de ler quando começaram a surgir tantos livros, mas pretendo retomar.
    Beijoooo, Mari

    ResponderExcluir
  15. Olá, já faz um tempo que li essa obra, e preciso conferir a série toda. Gostei da sua resenha, ainda não conferia primeira temporada da série, mas pretendo ver em breve.

    ResponderExcluir
  16. Oie
    nossa, todas as resenhas que vejo é elogiando esse livro e a série em geral mas infelizmente nunca tive vontade ou oportunidade de ler, pelo menos por enquanto pois estou fugindo de sequencias hahaha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá Cinthia!!!
    Quando eu vi qual seria a resenha de hoje já adorei, pois afinal gosto de The Mortal Instruments e posso dizer que sua resenha ficou maravilhosa.
    O primeiro livro eu me irritei um pouquinho, pois tenho algo contra a Clary nesse livro acabo achando ela um tanto "chatinha" porém admito conhecer esse mundo criado pela titia Cassandra é maravilhoso.
    Eu já assisti o filme e posso dizer que acabei me decepcionando um pouco por faltar muita coisa do livro, então tirando a atuação do Jamie que foi um belíssimo Jace o resto do filme passo. Mas a série me apaixonei pela primeira temporada e estou doida para que chegue a segunda *-*
    Parabéns pela resenha e até uma próxima o/

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Meu deus. Amei muito sua resenha, essa semana resolvi fazer um blog tambrm de resenha, e esse foi o primeiro livro que decidi resenhar e depois que terminei e vi sua resenha cheguei ficar com vergonha da minha, ja li toda a serie e amo o jace do fundo do meu coração e aquelas falas que vc pois la em cima e basicamente as partes que mais gosto ( perdoe quarquer erro, estou escrevendo pelo celular e to com preguisa de ficar revisando o comentario)

    ResponderExcluir