Resenha: O Vale dos Mortos - Rodrigo de Oliveira

Autor: Rodrigo de Oliveira
Páginas: 304
Ano: 2013
Editora: Faro Editorial
Adicione: Skoob
 
Sinopse: 2017... UMA PROFECIA ESQUECIDA DO LIVRO DO APOCALIPSE, REITERADA POR OUTROS PROFETAS MODERNOS, RESSURGE...
Cientistas descobrem um planeta vermelho em rota de colisão com a Terra. Depois de muito pânico nos quatro cantos do mundo, eles asseguram que o corpo celeste passaria a uma distância segura de nós. E todos ficam tranquilos acreditando que nada iria acontecer...
Então 2/3 de todas as pessoas no Planeta caem desmaiadas, vítimas de um estranho surto... "E abriu-se o poço do abismo, de onde saíram seres como gafanhotos com poderes de escorpiões. E os homens buscarão a morte e a morte fugirá deles." - Apocalipse 9, 2-6.
E um grupo luta para sobreviver num mundo dominado pelo mal.
Com passagens por São Paulo, Brasília, Estados Unidos, China e França, O Vale dos Mortos baseia-se na profecia de que um planeta intruso ao sistema solar, ao raspar por nossa orbita, fatalmente desencadearia a transformação em grande parte da humanidade, não havendo lugar seguro e ambientes sem infecção, pois ela ocorreria simplesmente pela aproximação do astro. Pegos de surpresa, e tentando entender o que acontecia enquanto buscavam se salvar, um casal e seus filhos iniciam uma jornada para reestabelecer alguma condição de vida no que restou de seu próprio mundo.
Uma história com muita ação, suspense, que vai deixar você eletrizado.
Resenha: Não sei se já disse aqui alguma vez, mas eu adoro tudo o que trata de zumbi! Não sei, não pergunte porque, mas eu gosto uai!!!! Simples assim...Talvez pelo fato de que, seria algo inimaginável, não há como conceber uma realidade em que, pessoas viram zumbis e começam a morder outros seres, que também viram zumbis....mas enfim, eu gosto!!!
"De tempos em tempos, ao longo de milênios, surgiam teorias diversas sobre o fim do mundo. Cientistas e esotéricos, fanáticos religiosos e maníacos por conspirações, professores, políticos, estudantes e praticamente todas as pessoas do mundo inteiro ouviram ou inventaram explicações sobre um evento cataclísmico que reduziria tudo a cinzas."
A história começa com uma família comum, um casal de Analistas de Sistemas e seus dois filhos, durante um fim de semana normal saindo para resolver problemas de rotina para depois almoçar no Shopping. Ivan e Estela são pais de Matheus e Ana...duas crianças inocentes que não deveriam conhecer o mundo dominado pelos zumbis...mas conhecem....Esta é uma família normal, como tantas outras, que vivem em São Paulo. Ivan é ex-militar, o que vem bem a calhar no caos que está por vir.

Estão todos almoçando no Shopping, no dia em que um planeta completamente novo se aproxima da terra. Todos tiveram medo dele até constatar que estava apenas "passando" por ali, não se chocaria com a terra, tão pouco a destruiria...e a vida segue! Aquele, seria o dia em que o planeta estaria mais perto da humanidade, ali começava o fim!

De repente, pessoas começam a desmaiar! Sem motivo aparente, caíam desmaiadas! Não se sabe o que está acontecendo, porém não há motivo para fuga, são só desmaios! E aí os "desmaiados" começam a acordar! Mortos! E o caos se instala! Não preciso contar o que os zumbis fazem né??? Todos já assistimos um ou outro filme desse gênero! Vamos deixar os detalhes para a imaginação do leitor!!!
"Devagar, virou-se e olhou para a tela do computador. Lá estava Absinto, recebendo milhões de meteoritos que vinham da terra e entravam em sua misteriosa atmosfera. Mas Charles agora sabia que não eram meteoritos. Não tinha uma explicação para aquilo tudo, mas tinha certeza de que não eram meteoritos. Eram almas. Almas humanas. E entre elas estava a de Vivian."
Ivan e sua família escapam ilesos e conseguem fugir para o estacionamento burlando perigos e matando zumbis...é, começa aí a mudança do estilo de vida dos personagens. Por ser homem e ex-militar eu esperava mesmo o comportamento dele! O que eu não esperava, me surpreendeu e eu gostei bastante foi a forma como a Estela reagiu. Esperam uma mulher chorona, totalmente dependente e reclamona? Assistam as primeiras temporadas de TWD, quando a Lori estava viva! Aqui não tem isso não! O autor deu uma força para Estela que me deixou de queixo caído...não confundam, não falo de machismo/feminismo aqui...não é o caso e eu odeio o assunto! Mas no geral a tendência é fazer a mulher mais dependente, coisa que até tomo como fato da vida, ela é mais frágil e tal...mas pelos filhos, o que segura uma mãe?
"Aquelas crianças não estavam reconhecendo os próprios pais; era com se tivessem se convertido em soldados de um instante para o outro. Não sabiam no que os pais iriam se transformar com o passar do tempo. Matheus e Ana não faziam ideia de que se achavam diante de dois dos maiores predadores vivos da terra."
Passados os primeiro dias, o casal encontra refúgio, junto encontram sobreviventes e juntos decidem iniciar uma nova vida. Tomam um condomínio, salvam muitos que lá estão e ali fixam residência, a cada dia encontram mais e mais sobreviventes. O que eles não esperam é que pessoas ruins ainda existam e nunca se sabe quem está conosco e que tipo de índole as pessoas escondem atrás da máscara de bons homens. Irão descobrir da pior maneira possível!

Bom, se eu continuar falando, falaria muito, muito mais. Tem muita história legal dentro destas 304 páginas!

O livro é ambientado no Brasil! Sim são zumbis brasileiros! hehe! Adorei isso, pois os autores nacionais insistem em dar nomes americanos e mudar os personagens para os EUA...No início aparecem personagens e locais em torno do mundo todo, mas são as explicações do autor para a epidemia. Logo o Brasil se torna cenário principal.

Eu li em ebook, mas tive o livro e sorteei aqui no Blog tempos atrás. A capa é linda (dentro do tema proposto) as folhas amarelas e as letras de um bom tamanho. Não encontrei erros na leitura que flui com uma rapidez desagradável! Queria que a leitura durasse mais, de tanto que gostei!

A leitura é recomendadíssima para todos que gostam do tema, não esperem mocinhos fracos e com aquele espírito de bonzinho, cheios de "mimimi" porque teve que fazer isso ou aquilo, de fato, não sobreviveria quem tivesse pena demais, escrúpulo demais. Porém não viveria em paz quem perdesse a humanidade. Leiam!!! E, como eu, descubram o valor de uma leitura nacional tão bem escrita, onde vemos brigas e desentendimentos, traições e mentiras, amor, entrega, confiança, cumplicidade e humanidade!

Eu encontrei um Book Trailer já ultrapassado, do então lançamento do primeiro livro (esse que vos trago) de uma série que até onde eu sei, tem 5 livros. E quero dizer pra vocês que discordo de um ponto do Trailer que diz mais ou menos assim: "A série mais original sobre zumbis desde The Walking Dead"! Não!!!! Na minha opinião é a série de zumbis mais original e ponto! Na minha classificação, ultrapassa TWD. Li os quadrinhos e me sinto confortável para afirmar a minha opinião quanto à isso. É muito melhor!!!!!


"Pois é. Irônico, não? Estamos diante de uma ameaça aparentemente enlouquecedora e esquecemos que as grandes ameaças têm sido uma constante na história da humanidade. E a cada novo desafio, muitas vezes as pessoas perdem a esperança. Mas nós sempre seguimos em frente, e basta uma ou duas gerações para pormos nossa revolta e tristeza de lado e ficarmos apenas com os ensinamentos deixados pelas nossas crises - João argumentou -  Garanto que desta vez não será diferente."

34 comentários

  1. Olá!

    Não conhecia esse livro, mas, mesmo sendo ambientado no Brasil, não é um livro que leria, não sei, não curti tanto essa premissa, mas enfim, que bom que você curtiu e espero que você consiga ler os demais volumes!

    ResponderExcluir
  2. Olá Denise
    Esse gênero me interessa bastante, por isso me chamou a atenção por ainda não ter lido nada a respeito dessa história. Sua resenha passou uma ótima segurança para que eu possa ler sem medo, especialmente por saber que a temática é diferenciada de outras tramas. Zumbis já são tão explorados em filmes e livros que a gente fica até com um pé atrás. Mas acho que daria uma chance para esse livro sim. Obrigada pela dica!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Nunca li nada nesse estilo, mas, gosto bastante de filmes de zumbis, amei a sua resenha, fiquei com muita vontade de ler esse livro, amo quando os autores colocam uma personagem feminino forte e decidida e o fato de ser passar no Brasil também me encantou muito. :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Já faz um tempo que quero esse livro, também adorei que a história acontece aqui no Brasil a gente consegue se ver melhor nos personagens, também amei isso de não ter mimimis, sua resenha está linda e só me deixou ainda mais curiosa.
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro e nem o autor e achei mega legal ser ambientado no Brasil. este é o tipo de livro que eu não curto, mas seria um ótimo presente para os amigos que apreciam este genero. Já até sei pra quem dar!!! Valeu a dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Denise... confesso: o gênero zumbi nunca me interessou, mas eu respeito quem goste. O que mais gostei de ler na sua resenha é saber que tratam-se de zumbis brasileiros e que nosso país se torna o cenário determinante. Bom também saber que os leitores que gostam do tema podem esperar personagens intensos e que não são previsíveis. A capa, eu achei bem clichê, com certeza, eu não leria sob nenhum aspecto! Tenho uma amiga que é viciada em tramas zumbis, com certeza vou indicar pra ela... hehehe
    beijokas

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Adorei o fato dele se passar em São Paulo e não ter mimimi. Fiquei curiosa para saber se o casal passa por ruas famosas na cidade!
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - MEGA SORTEIO DE ANIVERSÁRIO! LANÇAMENTO STEPHEN KING + TIMOTHY ZAHN E RENATA VENTURA AUTOGRAFADOS!

    ResponderExcluir
  8. Oi Denise, tudo bem?
    Eu adoro histórias sobre zumbis e a um bom tempo tenho ouvido vários comentários sobre essa série de livros do Rodrigo de Oliveira.
    A cada resenha que leio só fico ainda mais curiosa e determinada a realizar essa leitura.
    Sua resenha me deixou ainda mais instigada a ler esse livro! Achei bem legal a história ser toda ambientada no Brasil e gostei bastante da premissa da história.
    Espero muito ter oportunidade de ler esses livros em breve!

    Beijão :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Eu ainda não li a série :P
    Por medo e falta de tempo também :( Tenho dois dos volumes. Senhora dos Mortos e Elevador 16. Realmente as capas são super bacanas, mas eu não gosto de ter na estante hahha, dá medo :3
    Fico feliz que o livro se passe no Brasil, com personagens de nomes brasileiros e uma mulher forte.
    Beijos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu também adoro livro com zumbis! Fiquei curiosa pra saber como a família saem ilesos de se transformarem em zumbis. Gostei de saber que a leitura é rápida, pois já li os livros da série TWD, e apesar de amar a série e amar zumbis, não consegui ler o quarto livro, a leitura é muito arrastada, não gosto disso. Assim que tiver a oportunidade, lerei!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia esse livro! Não sei como eu nunca ouvi falar, amo a temática zumbis e assim como você não tenho ideia porque, só sei que gosto e pronto!
    Wow! Melhor que TWD? Tô gostando desse negócio kkkk Deixei anotado o nome aqui para não esquecer depois!
    Abraços,
    ~Duda~ www.dudaecami.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Linda
    Infelizmente esse livro passa longe da minha lista de interesse, pois odeio zumbis.
    Mas achei legal a história passar no Brasil e o enredo ser interessante.
    Parabéns pela resenha. Muito bem escrita.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Sou curiosa para ler esse livro, já tinha lido outras resenhas dele.
    Acredita que enquanto você ama zumbis, eu nunca li um livro sobre eles???? Já vi filmes, mas livros não. E esse pode ser uma boa escolha, embora seja bem clichê, tipo sempre começa da mesma maneira né. Mas mesmo assim é emocionante e deve dar uns sustos kkkk
    Legal ser zumbis brasileiros, essa sim é nova kkkkkkkk
    Adorei sua resenha, muito bem escrita, a melhor desse livro que já li.
    E seu eu ler o livro depois te conto o que achei.

    ResponderExcluir
  14. OIii!

    Preciso confessar que eu não aguento mais ouvir falar em zumbis. Eu não gosto muito do tema e inclusive estou meio saturada desse tema. Em series e filmes tentam e querem incluir em tudo o que é possivel e isso não me atrai. POr isso, esse livro não está me agradando e nem me chamou muito atenção, porém, eu gostei bastante da sua resenha e da forma como o tema foi abordado! O autor fez um bom trabalho!
    Espero que você leia mais coisas dele!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Sou apaixonada por tudo o que envolve zumbis. Ate me aventurei a escrever um "livro" uma vez sobre o tema, hehe.
    Já li varias resenhas sobre esse livro e a cada uma delas fico mais curiosa com a obra.
    Ter um livro de um autor nacional, que utiliza personagens brasileiros e ambientado no nosso pais deve tornar a leitura ainda mais gostosa.
    Sobre os personagens principais, super me identifiquei. Trabalho com TI e meu esposo também, hehe. E sobre a força da mulher, como você mesma disse, que mae não vira uma leoa pelo seu filho? Espero poder ler a obra em breve.

    ResponderExcluir
  16. "Não!!!! Na minha opinião é a série de zumbis mais original e ponto! Na minha classificação, ultrapassa TWD." kkkkkkk Morri com isso!

    Sou uma apaixonada por zumbis, já assisti milhares de filmes, acompanho a série...Mas, ainda não conhecia esse livro. Fiquei mega feliz em saber que o cenário da história é o Brasil!!! Finalmente isso aconteceu! A história já me ganhou, vou adicionar a minha imensa lista de leitura kkkk. Beijinhos! Ótima resenha.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá Denise,
    Eu adoro livros sobre Zumbis! Adorei a premissa do livro. Na verdade, já tenho ele na lista de quero ler há muito tempo, apenas não animo de ler logo!
    Gostei muito da sua resenha, está incrível e bastante instigante.
    O fato de não ter mimimi já me agradou rs.
    Espero ler em breve.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  18. Oi Denise, eu estou sempre vendo resenhas super positivas sobre esse livro e sempre me animo mais e mais para lê-lo. Eu sou suspeita de falar pois adoro uma boa história de zumbi, TWD é meu amorzinho então imagina! com certeza que quero muito ler esse livro!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  19. Oie!
    Eu li poucos livros sobre zumbi, e posso dizer que não é algo favorito, rs. Mas como foram poucos, vou anotar essa dica para ler. Gostei da resenha, e da trama apresentada, e acredito que vou gostar. Quem sabe passe a gostar desses zumbis kkk
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  20. Tão bom ver uma indicação de nacional tão interessante como O Vale dos Mortos me pareceu ser! Adorei sua resenha! Foi a primeira que li sobre esse livro e fiquei super empolgada. Nunca li nada com zumbis, e acho que já está mais que na hora de ler algo. Quero começar por esse :D Espero gostar bastante também <3
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Já vi muitos comentários positivos sobre esse livro, mas como zumbis não são um tema que gosto sempre acabo deixando a dica passar... Mesmo assim fiquei curiosa com a sua empolgação, sem contar que ver um livro nacional se passando no Brasil e com nomes brasileiros já me deixa mais animada para ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Oioi!
    Eu sou o contrario de vc, nao sou mto fã de zumbis, hehe. Ate leio livros e vejo filmes, mas nao faço questao.
    Nao conhecia o livro O Vale dos Mortos, mas so de ver essa capa ja me deu gastura, nao teria coragem de ler.
    Bom conhecer mais do livro aqui e saber que nao tem mimimi, ou vai ou racha ne? hahaha
    Vou passar essa dica de leitura por enquanto.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  23. Oiiii

    Confesso que sou super medrosa e não curto nada que tem mortos vivos e tal, escolho a dedo os livros de horror que leio e os filmes também, esse só plea capa já me deu uma coisa ruim ahahah Apesar da sua resenha maravilhosa deixo passar.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. ZUMBIS!!!!!!!
    Adoro o tema! Já li desde mangá e claro que vejo TWD mas nunca li (fora os já citados mangás) nada ligado ao tema e amei a resenha eu quero esse kivro!! Eu preciso ver mais sobre esse universo de planeta vermelho! Mais um para minha lista de desejados na Amazon!
    Parabéns ^^

    ResponderExcluir
  25. Outro dia eu fiz uma postagem falando sobre o meu pavoe de zumbi. Tenho medo, pânico e vontade de chorar quando leio ou assisto algo assim. Nem eu entendo essa medo.
    Recentemente li uma antologia chamada Nação Zumbo que è de contos e até que enviarei bem mas esse livro que você apresentou su acho que ficaria com muito medo. Mas ele tem um enredo bem interessante.... Quem sabe eu tente encarar mais uma vez meu medo?
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  26. Oiee

    Eu também sou doida por tudo que envolva zumbis!!! E logo de cara esse livro já chamou minha atenção.
    Outra coisa que adorei é se passar no Brasil, achei isso muito legal.
    A capa não teria outra melhor!!
    Ainda não tive a oportunidade, mas quero muito ler esse livro.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá, tudo bem.

    Eu conheço esta série e sou louca para ler. Li um conto do autor "Elevador 16" e amei. Uma escrita envolvente e assustadora. Ele conseguiu passar todo o terror que é estes seres e como é devastadoro, sangrento e horrendo quando se é mordido, ou ver alguém sendo atacado. Imagino que a série deve ser maravilhosa, está na minha lista. Não vejo a hora de ler.

    Beijos
    http://chalecult.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oie Dénise, tudo bom?

    Eu nunca li livros com essa temática, e não sei porque. Só sei que nunca add nenhum na lista. Mas acho que vou começar com esse. Não tinha visto ainda, mas realmente, a capa está digna! Achei linda!
    Mas o que me ganhou foi a parte : "não esperem mocinhos fracos e com aquele espírito de bonzinho, cheios de "mimimi" porque teve que fazer isso ou aquilo, de fato, não sobreviveria quem tivesse pena demais, escrúpulo demais. "
    Adoro esses livros com esses personagens fodasticos, é uma boa pausa dos NA cheios de mimimi.

    =)

    ResponderExcluir
  29. Olá!! :)

    Confesso que nao gosto muito do genero, mas ate fiquei algo curioso..! :)

    " (...) de fato, não sobreviveria quem tivesse pena demais, escrúpulo demais. Porém não viveria em paz quem perdesse a humanidade. Leiam!!!"

    Que mundo no qual quero entrar! O livro tambem nao e muito grande.! Por isso, e muito provavel que leia! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  30. Ei, tudo bem?
    Eu não gosto de nada relacionado a zumbis, são pouquíssimas coisas com essa temática que me agradaram. Por isso eu passo a dica. Mas achei legal como as pessoas se tornam zumbis, por causa do cometa que está passando. E por ser no Brasil é mais um atrativo para nós.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  31. Oi Denise,
    Eu li esse livro no final de 2014 e amei, é incrível como o autor conseguiu escrever uma obra tão eletrizante e inovadora trazendo tudo isso pra junto de nós, né? Eu amei completamente, tô com o segundo volume pra ler, mas ainda não tive tempo, em breve o lerei e já estou desejando os outros dois que foram lançados.
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Oi Denise, tudo bem?

    Eu tenho um gosto parecido com o seu, rs adoroooo livros de zumbis! Acho diferente, mas tem que ser bem feito né? Pra não ficar aquela coisa artificial.
    Outra coisa que me atraiu no livro é o fato de os protagonistas não terem mimimi, eu estou tão cansada do modelo perfeitinho que usam tanto nas histórias, que agora prefiro os mocinhos "alternativos" rs
    Adorei a resenha e já anotei a indicação na minha lista!
    Beijinhos,

    Luiza
    Every Little Book

    ResponderExcluir
  33. Compartilho com você essa paixão por temas inimagináveis. Os zumbis não estão entre os meus preferidos, mas gosto de ler histórias com eles. Achei a premissa do livro interessante. Fiquei interessada na leitura, sobretudo por se tratar de zumbis brasileiros. O único que li assim foi Incidente em Antares, de Érico Veríssimo. Mas creio que a pegada desse é bem diferente.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  34. Oie
    muito legal sua resenha, adorei e que bom que curtiu tanto, eu leio a série e adoro, e olha que nem curtia essas coisas de zumbis

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir